
A bióloga Rose Dantas, conhecida em Natal como a "Dama do Potengi" por sua luta em defesa da despoluição do Rio Potengi, preservação do ecossistema costeiro e vida marinha da região
Bióloga potiguar representará o Brasil em Conferência Ibero-AmericanaA bióloga Rosimeire Dantas, presidente da NAVIMA (Nature Viva Mangue), representará o Brasil na Conferência Ibero-Americana de Administração Geral da Água - CODIS, que se realizará de 7 a 11 de setembro de 2009 em Montevidéu, no Uruguai, com a participação de cerca de 27 países, além da Espanha, países da América do Sul e América Central.
O evento tem a chancela do Ministério do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho, vinculado a Embaixada da Espanha, é organizado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, e o Centro de Estudos e Experimentação de Obras Públicas – CEDEX, em Montevidéu.
Rosimeire Dantas foi indicada pelo Comandante da Companhia Independente e de Proteção Ambiental (CIPAM), Major Túlio César Alves de Oliveira, pelo “mérito de ser especialista na questão de gestão das águas interiores brasileiras”, disse o Comandante da CIPAM.

A
NAVIMA (Nature Viva Mangue) – é uma organização não governamental que atua na preservação dos ecossistemas costeiros e vida marinha, de caráter sócio-ambiental sem fins lucrativos, atuante na problemática e rastreamento dos lixões, controle de derramamento de petróleo e conservação da costa potiguar.
A entidade nasceu no dia 21 de novembro de 2007, após o desastre ambiental do Rio Potengi que provocou a mortandade estimada em 40 toneladas de peixes e crustáceos em 29 de julho de 2007. Neste dia, a bióloga Rosimeire Dantas desenvolvia pesquisa em prol da saúde pública e qualidade dos alimentos dali retirados, por homens e mulheres trabalhadores, pessoas simples e dignas de sua cultura tradicional. Desde então, a NAVIMA luta para despoluir o Rio Potengi, berçário de vida marinha, e conservação de toda a costa potiguar. Esse engajamento tornou a bióloga conhecida por “Dama do Potengi”.

Entre os projetos desenvolvidos pela NAVIMA estão: o adensamento florestal da Mata Atlântica na Base Aérea de Natal (BANT) – um convênio entre a BANT e o IBAMA/NAVIMA; a Neutralização de Carbono, na Polícia Federal; e o Projeto Rio Potengi – “Levantando as redes para um futuro sustentável”, em parceria com o IBAMA. Site:
http://www.navima.org/Marta Melchiors (Jornalista)
Assessora de Imprensa voluntária da NAVIMA
Fones: (84) 9963-9000 / 9976-3338
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Parabéns pelo blogue.
ResponderExcluirForça para lutar pelo ambiente.
coastwatch-coastwatch.blogspot.com