Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de agosto de 2009

ESTUDOS SOBRE AQUÍFEROS DA BAHIA SERÃO APRESENTADOS PELO INGA


VOCÊ CONHECE OS AQUÍFEROS BRASILEIROS?

INGÁ apresenta estudos sobre os aquíferos Recôncavo e Urucuia

O Estudo de Controle e Planejamento dos Aqüíferos Recôncavo e Urucuia, os dois mais utilizados do Estado da Bahia, será apresentado no próximo dia 18 de agosto, às 14h, no Auditório Paulo Jackson, na sede do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), na sede do órgão, no Itaigara.

O geólogo e especialista em gestão dos recursos hídricos, Zoltan Romero Cavalcante, irá mostrar ao público presente as ferramentas para controle e planejamento dos aqüíferos. Segundo Romero, que faz parte da Coordenação de Monitoramento Ambiental e Hidrogeologia do INGÁ, o estudo aponta as metodologias para determinar os padrões para outorga e proteção dos aqüíferos. “No decorrer do estudo, pudemos examinar através de testes de poços e aqüíferos a quantidade de água pode ser retirada e o nível de rebaixamento daquela área”, diz.

A pesquisa, que já vem sendo realizada no aqüífero Urucuia há oito anos, e no Recôncavo há quatro anos, irá auxiliar na tomada de decisões para sobre a retirada de água desses aquíferos subterrâneos, além de conferir mais exatidão às informações sobre a quantidade de água disponível e restrição de uso da área, contribuindo para uma maior eficácia nas ações de planejamento e controle.

Com esses dados, será possível avaliar a quantidade de água que pode ser retirada sem causar problemas ambientais, saber como essa água deve ser retirada do aqüífero, que áreas devem ser protegidas para evitar contaminação e identificar as áreas restritas para a proteção dos aqüíferos.


Zoltan Romero também aponta outras ações que podem ser desenvolvidas com esses dados como: planejamento público para abastecimento de água, identificação da quantidade de água subterrânea, as áreas que podem contaminar sob o risco de comprometer o abastecimento da área, e também fechamento ou abertura de poços caso haja necessidade.

Sobre o aqüífero Urucuia


Na região Oeste do São Francisco, a área coberta pelos sedimentos predominantemente arenosos do Grupo Urucuia tem aproximadamente 76.000 km2. Os estudos hidrológicos e hidrogeológicos realizados evidenciam a relação entre as águas superficiais e subterrâneas da região. Estes estudos envolveram a elaboração de um balanço entre os benefícios resultantes da exploração do aqüífero e as alterações indesejáveis que poderiam ocorrer nos mananciais superficiais.

Sobre o aqüífero do Recôncavo


A Bacia Sedimentar do Recôncavo possui área de aproximadamente 11.500 km2 sendo limitada ao norte pelo Alto de Aporá que a separa da bacia de Tucano Sul. Nesta Bacia, destaca-se o Sistema Recôncavo, que é formado por um aqüífero livre, representado pelas formações Barreiras, Marizal e parte superior da Formação São Sebastião. A alimentação do componente freático do aqüífero Recôncavo é feita, principalmente, através da infiltração das águas das chuvas.


A alta pluviosidade que ocorre sobre um sistema granular bastante permeável contribui de forma significativa para o escoamento e infiltração desta água e a conseqüente formação de um aqüífero livre bastante significativo. A qualidade das águas subterrâneas é satisfatória em toda área, com exceção de alguns locais já comprometidos com assentamentos urbanos e industriais.

Águas subterrâneas


É a água localizada no subsolo, e por vezes, forma reservatórios naturais chamados de aqüíferos. Essa água se encontra acumulada em diferentes tipos de rochas permeáveis e semipermeáveis. O desenvolvimento das modernas técnicas de prospecção, perfuração e extração fizeram com que a água subterrânea fosse vista como uma fonte inesgotável de abastecimento, porém a maior parte dos aquíferos não pode suportar enormes taxas de extração demandadas em todo o mundo.

Aquíferos


Os Aqüíferos são reservatórios naturais formados pelas águas subterrâneas localizadas no subsolo. Eles se parecem com uma esponja usada para lavar a louça - cheias de pequenos furos saturados de água. Ao molhar a esponja, são esses furinhos minúsculos que “absorvem” a água. No caso dos aqüíferos, esses poros são equivalentes às aberturas saturadas de água na rocha. Portanto o aqüífero é o conjunto de rochas que fica bem abaixo do terreno que pisamos, cheias de poros e aberturas interconectados, onde a água se acumula.

17/08/09
Ascom INGÁ
Mais informações:
Letícia Belém / Yordan Bosco / Brenda Medeiros
(71) 3116-3286/3042/3024 – 9966-7345

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br