A MÁFIA DO LIXO QUER CONSTRUIR UM ATERRO SANITÁRIO SOBRE UM IMENSO AQUÍFERO: O AQUÍFERO PIRANEMA, NA BAIXADA FLUMINENSE, ESTADO DO RIO DE JANEIRO!!!
Sou presidente do Conselho da Cidade de Seropédica e estamos há dois anos lutando contra a instalação de um aterro sanitário na nossa cidade com dimensão para receber até 5.000 toneladas diárias de lixo sobre o nosso aquífero!
No entanto apesar de avisarmos o Ministério Público e Instituto Nacional do Ambiente sobre o imenso risco ambiental do empreendimento, o processo de licenciamento segue a passos largos, sendo que a Audiência Pública já foi marcada para esta quarta-feira dia 26 de agosto, apesar da promessa do Vice Presidente da Instituição de que nossas denúncias, embasadas num estudo da Universidade Rural do Rio de Janeiro, seriam analisadas e que esta audiência não seria marcada.
Pedimos ampla divulgação desta gravíssima denúncia e solicitamos que entrem em contato conosco para nos ajudar.
Sou pesquisadora da Embrapa:
Obrigada!
Rosângela Straliotto, Presidente do Conselho
da Cidade de Seropédica Pesquisadora III - Embrapa
Agrobiologia - Chefe Adjunta de Administração
Doutora em Ciência do Solo.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
- SOS Seropédica
- O Aquífero de Piranema - estudo
- Convite para Audiência Publica da Central de Tratamento de Resíduos Santa Rosa
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Me desculpe entra no assunto deste jeito mas:
ResponderExcluirSeropédica pede socorro.
Seropédica, uma jovem cidade que clama por socorro, pois não suporta mais tamanho estado de abandono por parte da atual administração.
Nesta postagem vou falar da região onde moro, mas creio que o abandono se estende por todo o Município.
Na região entre o km 39 e o Km 42 da Antiga Est. Rio São Paulo, podemos ver um triste exemplo de desrespeito ao povo que depositou suas esperanças nas mãos destes que hoje demonstram que os o esqueceu.
Saúde:
O posto de Saúde Silvio José Cristino está precisando reforma urgentemente para ampliação, e modernização, pois com o crescimento da população local o mesmo já não consegue atender a todos.
A população tem que madrugar para conseguir atendimento e muitos não conseguem ser atendidos por Médicos Especialistas.
Saneamento Básico:
O saneamento básico está em estado precário.
as ruas que tiveram o asfalto lançado sobre o barro estão esburacadas com manilhas e bueiros entupidos.
É muito comum ver casas e ruas alagadas durante as fortes chuvas de verão.
O barro e as valas negras se estendem ao longo da maior parte das ruas dos bairros.
Educação:
As Escolas Estaduais Barão de Tefé e Professor Roberto Lyra estão precisando de obras urgentemente e é comum ver o mato tomar conta das mesmas, atraindo mosquitos, baratas, e até ratos, e cobras.
Lazer:
As Praças construídas durante a primeira administração da cidade estão em péssimo estado de conservação.
Brinquedos como: Gangorras, balanços e carrosséis já não existem, e onde existem estão em situações precárias pondo em risco a interinidade física das crianças.
Quadras esportivas estão ásperas, sem marcação e seus alambrados em péssimo estado de conservação.
O mato toma conta dos canteiros destas praças.
A Ciclovia, ou melhor dizendo hidrovia, não tem drenagem, e a lama se alastrou ao longo da mesma. É comum ver motos, carros e até mesmo o caminhão de coleta de lixo da Prefeitura obstruindo a passagem dos ciclistas.
Emprego:
É uma tarefas quase impossível atrair o interesse de Empresas para si instalarem em uma cidade com aparecia abandonada.
Isto é: Emprego é raro, os filhos de Seropédica se não quiserem morrer de fome tem que trabalhar nas cidades vizinhas gerando renda para as mesmas.
Transporte Coletivo:
Existe apenas uma Empresa que faz a linha Seropédica X Central.
Por volta das cinco e seis horas da manhã os moradores desta região tem que viajar em pé, pois os lugares já estão todos ocupados, isto em uma viagem que pode levar até duas horas, ou mais dependendo do trânsito na Av. Brasil.
O valor de R$5,50 é abusivo se comparado ao valor de R$2,20 pago pela viagem entre os bairros de Santa Cruz/RJ e Centro/RJ.
Poderia citar inúmeras outras irregularidades, nas estas deixo para você participar da construção mais este veículo de comunicação. e juntos tentarmos convencer nossas autoridades a mudar a realidade desta cidade.
Alex Sander Silva Cristino
alexcampolindo76@hotmail.com
ki bom.....
ResponderExcluirmas fala isso pro governo e empresas de sao pulo, pra eles limparem o tiete pra voce ve o que eles nao fazem com vc, eles te escurraçam!
Ameaça de crime ambiental em Seropédica.
ResponderExcluirVocê colocaria um balde de lixo tóxico em cima da caixa d' água de sua casa?
Como podemos aceitar passivamente a instalação de um Lixão em Seropédica, sabendo que estaríamos pondo em risco um imenso reservatório de água que está sob Seropédica? Isto sabendo que em muitos países do mundo e até em alguns Estados Brasileiros o Povo carece de água, um bem esgotável.
Criar leis que possibilitem o despejo de toneladas de todos os tipos de dejetos sobre Seropédica é fácil. O Povo Seropedicense gostaria de ver projetos de lei de incentivo fiscal serem postos em prática para atraírem Empresas e aumentar a quantidade de postos de trabalho neste Município.
Criar leis que abrem brechas para destruição do meio ambiente local é fácil. Gostaríamos de ver a criação de leis ambientais e projetos socioambientais que recuperem as áreas degradadas pela extração de areia, esta que em maior parte foi utilizada para o avanço de nossa Capital carioca, pois em Seropédica vimos pouco avanço rumo a um futuro promissor.
É inaceitável o fato dos Poderes Executivos e Legislativos neste Município permitirem este ato covardemente agressivo ao Meio Ambiente.
As obras já começaram, mas mesmo sendo concluídas não vamos desistir de lutar.
Alex Sander Silva Cristino
Cidadão Seropedicense.
alexcampolindo76@hotmail.com
Se você não concorda com esta insanidade relatada neste texto, me ajude a divulgá-la enviando para seus amigos.