Barragens propostas pelo governdo do RS na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos
Barragens na Bacia do Sinos
voltam à pauta de encontro na região
Os estudos de barragens para a regularização de vazão na Bacia do Rio dos Sinos voltam à pauta do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos) nesta quinta-feira. A reunião está marcada para às 14 horas, no Auditório Maurício Berni (Sala 4A100, Centro de Ciências Jurídicas), na Unisinos (Avenida Unisinos, 950, bairro Cristo Rei, São Leopoldo).
O ponto alto da plenária será a apresentação do estudo de “Análise Estratégica Ambiental dos Projetos Básicos de Barragens e seus Sistemas de Distribuição D’água na Bacia do Rio dos Sinos”, contratado pela Secretaria de Irrigação e Usos Múltiplos da Água – SIUMA, e está sendo elaborado pela empresa Profill Engenharia e Ambiente.
A empresa fará, na verdade, uma mostra da metodologia a ser aplicada no estudo, que agora deve entrar na fase de pesquisa de campo. A reunião deverá contar com a presença do Secretário de Estado de Irrigação e Usos Múltiplos da Águas, Rogério Porto. Segundo o presidente do Comitesinos, Sílvio Klein, “o objetivo do Comitê de Bacia é o de trazer informações para seus membros, propiciando a análise qualificada sobre alternativas de reservação de água para a comunidade da bacia”, enfatiza.
REPERCUSSÃO
A questão envolvendo a possibilidade reservação de água através de barragens para a Bacia do Sinos ganhou repercussão na região principalmente a partir da plenária do Comitesinos ocorrida dia 9 de julho, na Feevale.
Na ocasião, representantes da empresa contratada pelo Estado apresentaram dados iniciais sobre os projetos básicos para quatro alternativas de barragens na região. Foi então que a plenária tomou conhecimento de detalhes dos projetos básicos, enfatizando as opções tecnicamente apontadas como viáveis pela empresa no Rio dos Sinos, em Santo Antônio da Patrulha; no Rio da Ilha, entre Taquara e Igrejinha, e no Rio Rolante, entre Rolante e Riozinho, além da barragem no Arroio da Areia, em Rolante.
Depois disso, representantes de alguns municípios indicados nos estudos como áreas propícias para barragens estiveram reunidos com o secretário Rogério Porto. Também foi acertado, na ocasião, que representantes dos municípios mencionados nos projetos poderão integrar, dentro do Comitesinos, um grupo para acompanhamento dos estudos das barragens.
O grupo de discussão participa nesta quinta da plenária do Comitesinos e, no dia 17, terá outra reunião em Santo Antônio da Patrulha, com a presença do secretário Rogério Porto.
Outras informações:Sílvio Klein – (51) 8206-5296
Presidente do Comitesinos
Castor Becker Júnior
Asses imprensa – reg. prof. 8862 DRT/RS
(51) 9809-2540
COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site:
http://www.comitesinos.com.br/ INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Sou totalmente a favor de preservar tudo aquilo que vem da natureza,somente sou contra de tirar toda natureza daqueles que a preservaram, como é o caso de construir barragens e deixar sob a água as conquistas e sonhos daqueles que preservaram,em detrito dos que não deram o mínimo valor a aquilo que nada os custou.
ResponderExcluir