Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de agosto de 2009

COMITESINOS VOLTA A ESTUDAR AS BARRAGENS PROPOSTAS PELO GOVERNO, NA BACIA DO RIO SINOS (RS)


Barragens propostas pelo governdo do RS na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

Barragens na Bacia do Sinos
voltam à pauta de encontro na região


Os estudos de barragens para a regularização de vazão na Bacia do Rio dos Sinos voltam à pauta do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos) nesta quinta-feira. A reunião está marcada para às 14 horas, no Auditório Maurício Berni (Sala 4A100, Centro de Ciências Jurídicas), na Unisinos (Avenida Unisinos, 950, bairro Cristo Rei, São Leopoldo).

O ponto alto da plenária será a apresentação do estudo de “Análise Estratégica Ambiental dos Projetos Básicos de Barragens e seus Sistemas de Distribuição D’água na Bacia do Rio dos Sinos”, contratado pela Secretaria de Irrigação e Usos Múltiplos da Água – SIUMA, e está sendo elaborado pela empresa Profill Engenharia e Ambiente.

A empresa fará, na verdade, uma mostra da metodologia a ser aplicada no estudo, que agora deve entrar na fase de pesquisa de campo. A reunião deverá contar com a presença do Secretário de Estado de Irrigação e Usos Múltiplos da Águas, Rogério Porto. Segundo o presidente do Comitesinos, Sílvio Klein, “o objetivo do Comitê de Bacia é o de trazer informações para seus membros, propiciando a análise qualificada sobre alternativas de reservação de água para a comunidade da bacia”, enfatiza.

REPERCUSSÃO
A questão envolvendo a possibilidade reservação de água através de barragens para a Bacia do Sinos ganhou repercussão na região principalmente a partir da plenária do Comitesinos ocorrida dia 9 de julho, na Feevale.

Na ocasião, representantes da empresa contratada pelo Estado apresentaram dados iniciais sobre os projetos básicos para quatro alternativas de barragens na região. Foi então que a plenária tomou conhecimento de detalhes dos projetos básicos, enfatizando as opções tecnicamente apontadas como viáveis pela empresa no Rio dos Sinos, em Santo Antônio da Patrulha; no Rio da Ilha, entre Taquara e Igrejinha, e no Rio Rolante, entre Rolante e Riozinho, além da barragem no Arroio da Areia, em Rolante.

Depois disso, representantes de alguns municípios indicados nos estudos como áreas propícias para barragens estiveram reunidos com o secretário Rogério Porto. Também foi acertado, na ocasião, que representantes dos municípios mencionados nos projetos poderão integrar, dentro do Comitesinos, um grupo para acompanhamento dos estudos das barragens.
O grupo de discussão participa nesta quinta da plenária do Comitesinos e, no dia 17, terá outra reunião em Santo Antônio da Patrulha, com a presença do secretário Rogério Porto.

Outras informações:

Sílvio Klein – (51) 8206-5296
Presidente do Comitesinos

Castor Becker Júnior
Asses imprensa – reg. prof. 8862 DRT/RS
(51) 9809-2540

COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site: http://www.comitesinos.com.br/

EVENTO SUSPENSO


Evento suspenso, assim como outras atividades de responsabilidade do município de Estância Velha, como medida preventiva à propagação do vírus da gripe H1N1.



DEBATE: Plano de Manejo do Parque Municipal Luís Henrique Roessler de Novo Hamburgo



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. baixinhopadilha25 agosto, 2009 21:44

    Sou totalmente a favor de preservar tudo aquilo que vem da natureza,somente sou contra de tirar toda natureza daqueles que a preservaram, como é o caso de construir barragens e deixar sob a água as conquistas e sonhos daqueles que preservaram,em detrito dos que não deram o mínimo valor a aquilo que nada os custou.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br