Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de julho de 2010

ELEIÇÕES DO CBH DOS RIOS PARAMIRIM E SANTO ONOFRE AINDA ESTÃO EM CURSO

Rio Paramirim em Bom Jesus da Lapa (BA)


Representantes do poder público, sociedade civil
e usuários da água são eleitos para compor três novos CBHs


Eleições do CBH dos Rios Paramirim e Santo Onofre ainda estão em curso


Já foram eleitos todos os representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água que vão compor os três novos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBH Frabs), dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (CBH PIJ), e do Recôncavo Sul (CBHRS). Sob a responsabilidade do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) – autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente –, as eleições aconteceram, simultaneamente, na semana passada, em Camamu, Eunápolis, Mutuípe, Nazaré, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas.

Ainda estão sendo escolhidos os representantes do CBH dos Rios Paramirim e Santo Onofre (Paso). Nesta segunda (12), foram eleitas as prefeituras de Brotas de Macaúbas, Paramirim, Paratinga e Macaúbas. As suplências ficaram com as prefeituras de Oliveira dos Brejinhos, Ibipitanga, Ibotirama e Boquira. Já nesta quarta (14) e sexta-feira (16), ocorrem as eleições para a sociedade civil e os usuários da água, em Paramirim e Paratinga, respectivamente.

Na última sexta-feira (9), foram escolhidos os representantes dos usuários da água. No CBH do Recôncavo Sul, os titulares são o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença (SAAE) e a Embasa. Já para o CBH do PIJ, as vagas ficaram com a Associação Baiana de Produtores de Florestas Plantadas, Fazenda Guaína, Energética Serra da Prata, Usina Santa Maria e Embasa. As suplências ficaram com a Fazenda Araras, Fazendas Reunidas Ideal e Bentivi Derivados de Petróleo.

No CBH dos Frabs, foram eleitos o Sindicato Rural de Itabela, a Santa Cruz Açúcar e Álcool Ltda, a Veracel Celulose, a Colônia dos Pescadores Z 21 e a Associação das Marisqueiras de Belmonte. A Embasa também será titular. As suplências ficaram com a Colônia de Pescadores Z 22, o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Extremo Sul da Bahia e José Carlos Pereira Batista.

Sociedade Civil
Na quarta-feira (7), foram eleitos os representantes da sociedade civil. Para o Comitê do PIJ, a vaga destinada às Organizações Não-governamentais (ONGs) ficou com a Associação Ambiental do Vale Escondido e Terra Viva Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Extremo Sul da Bahia. Os suplentes são a Associação de Meio Ambiente de Itanhém e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH). As Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa serão representadas pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) – campus X, em Teixeira de Freitas –, tendo como suplente o Instituto Francisco de Assis.

Para representar o setor de Comunidades Tradicionais, foram eleitas a União de Umbanda e Candomblé do Extremo Sul da Bahia, a Associação Quilombola de Helvécia. Já as vagas das entidades de classe e sindicatos ficaram com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itanhém e Vereda. Os suplentes são o Sindicato Patronal Rural de Itamaraju e o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores no Sistema Financeiro do Extremo Sul da Bahia. Também foi eleito titular a Associação de Voluntários Amigos de Jucuruçu, tendo como suplente a Fundação Padre José Koopmans.


Os novos membros do Comitê dos Frabs são o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – campus Eunápolis –, o Grupo Ambiental Natureza Bela, a Associação Geográfica União das Águas e a Associação Amigos do Museu Nacional. Também foram eleitos em Eunápolis, o Instituto Viver, a Associação Baiana de Empreendedorismo Cultural, a Cooperativa de Trabalho dos Condutores Autônomos em Transportes Gerais e a Associação dos Servidores Públicos de Belmonte.

Já a eleição do Comitê do Recôncavo Sul ocorreu em Nazaré. Os escolhidos foram o Instituto de Tecnologia Socioambiental do Baixo Sul da Bahia (Terraguar), a Uneb (campus em Santo Antonio de Jesus), o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia Sapucaia, o Grupo Ambientalista Nascentes (Gana). Também foram eleitos o Sindicato Rural de Nazaré, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Jiquiriçá (Sintraf) – tendo como suplente o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Ubaíra –, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Região da Água Velha e a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Baixão, Tremendal e Icariri. As suplências destas duas últimas ficaram com Associação Comunitária Rural do KM 70 e Lagoa da Volta, e a Associação Comunitária do Município de Nazaré, respectivamente.

Prefeituras
E, por último, na segunda-feira (5), foram eleitos os representantes do poder público. As prefeituras de Eunápolis, Guaratinga e Itagimirim foram eleitas titulares para o Comitê do Frabs. As prefeituras de Prado, Alcobaça e Medeiros Neto ficaram com a titularidade do Comitê do PIJ e as de Jucuruçu e Itanhém com a suplência. Para o Comitê do Recôncavo Sul, ficaram como titulares as prefeituras de Santa Inês, Ituberá, Taperoá, Wenceslau Guimarães, Santo Antônio de Jesus, Mutuípe e Nazaré e como suplente, a prefeitura de Laje.


Ascom Ingá
(71)3116-3286/3215/3042
Brenda Medeiros / Patrícia Santana e Raiane Veríssimo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br