Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de julho de 2010

PESQUISADORES DA UNIV. DE VANDERBILT AFIRMAM QUE ÁGUA COMUM INFLUÊNCIA NO CONTROLE DA PRESSÃO SANGUÍNEA


Água tem efeito no controle da pressão sanguínea, diz estudo

Cientistas da Vanderbilt University afirmam que a água comum, sem aditivos, possui influência no controle da pressão sanguínea.

Segundo o estudo do centro médico da universidade, o líquido teria efeitos fisiológicos como o aumento da atividade do sistema nervoso simpático, responsável por algumas funções do corpo humano como a regulação do gasto de energia e o estado de alerta.

A pesquisa foi desenvolvida por Julia McHugh, uma estudante da instituição, com o uso de macacos. O objetivo era o de desvendar onde e como a água atuava no corpo. Após administrar água comum diretamente no estômago e no duodeno dos animais, a equipe de McHugh descobriu que o líquido aumenta a pressão sanguínea.

Uma solução salina também foi aplicada para efeito de comparação. Os resultados, porém, não foram os mesmos, o que levou os pesquisadores a descartarem o efeito da constrição dos tecidos no experimento. Os dados foram publicados na edição de junho da publicação norte-americana Hypertension.

Há dez anos, o professor de medicina, farmacologia e neurologia David Robertson descobriu a capacidade da água em aumentar a pressão sanguínea, utilizando pacientes com problemas nos reflexos coordenados por barorreceptores – responsáveis por manter a pressão sanguínea em níveis normais.

Outro benefício do consumo do líquido estaria na redução de 20% nos desmaios de doadores de sangue, conforme aponta estudo solicitado pela Cruz Vermelha norte-americana com base nas descobertas de equipe de Robertson. A quantidade de água bebida pelos voluntários no estudo é 473 ml, pouco mais que uma lata de refrigerante. (Fonte: G1)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br