Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de julho de 2010

RELATÓRIO DO PNUMA E TNC COMPROVA QUE UM QUINTO DOS MANGUEZAIS DO MUNDO FORAM DESTRUÍDOS

Manguezais na Indonésia devastados para a aquicultura e a agricultura - Foto: © Rhett A. Butler



Em 30 anos um quinto dos manguezais do mundo foram devastados

Posted: 28 Jul 2010

Um novo relatório das Nações Unidas para o Ambiente (Pnuma) e da The Nature Conservancy constatou que as florestas de mangue estão sendo perdidas no mundo a uma taxa impressionante: desde 1980, um quinto dos manguezais do mundo foram destruídos.

Mangues, que crescem em solução salina de habitats costeiros, estão desaparecendo quatro vezes mais rápido do que outras florestas. Estão sendo destruídos em grande parte pela a aquicultura, agricultura e desenvolvimento costeiro no mundo inteiro. Segundo o relatório, mesmo os manguezais remanecentes são frequentemente degradados.

Como as florestas de mangue em todo o mundo desaparecem (com uma taxa de 0,7 por cento ao ano), os pesquisadores estão começando a compreender sua importância integral. As florestas servem como viveiros para uma grande variedade de peixes marinhos, que sustentam a pesca mundial e garantem a segurança dos alimentos complementares em alguns países em desenvolvimento. Além disso, eles armazenam grandes quantidades de carbono e fornecem proteção contra a erosão.

Os manguezais são também o habitat de um número ímpar de espécies terrestres, como a ave beija-mangue (Amazilia boucardi) endêmica da Costa Rica ou o grande morcego Sheathtail (Emballonura furax) endêmico da Nova Guiné.

"Dado o seu valor, não pode haver nenhuma justificação para mais perdas de manguezais", disse Emmanuel Ze Meka, chefe da Organização Internacional das Madeiras Tropicais, que ajudou a financiar o relatório, à Reuters.

Estudos recentes têm mostrado que os manguezais também são essenciais para a proteção de bens e vidas diante de ferozes tempestades tropicais. Durante o devastador tsunami de 2004 no sudeste da Ásia, regiões com manguezais sofreram menos danos do que aquelas sem.

Em todo estima-se que os manguezais fornecem pelo menos US $ 1,6 bilhões em serviços do ecossistema, anualmente, no entanto, apesar da sua importância no novo relatório do PNUMA demonstra que as sociedades não estão freando sua perda.
Fonte: Instituto EcoFaxina - Santos - SP

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br