Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de março de 2011

A EMBRAPA NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA: "A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA"


No Dia da Água, Embrapa fala sobre a importância da arborização urbana



23.3.2011

No dia Internacional da Água, Laerte Scanavaca Júnior, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) falou a 130 estudantes de ensino médio do Centro Paula Souza de Hortolândia, pelo Projeto Profissões, sobre a importância do planejamento da arborização urbana. O objetivo da palestra foi mostrar quanto os municípios perdem ou poderiam deixar de perder com uma arborização urbana bem planejada.

Conforme o pesquisador, no Brasil 87% da população vive em centros urbanos. As cidades são os ambientes mais desequilibrados que existem por falta de planejamento em função do crescimento rápido e desorganizado. A arborização urbana é prática relativamente recente no Brasil, com pouco mais de 120 anos.
"Essa arborização, em função de escolha errada na maioria das vezes, convive de maneira desarmônica com outros elementos existentes nos centros urbanos, como os postes de iluminação pública, fiações e placas de sinalização, por exemplo. Além disso, distanciam-se cada vez mais da natureza, utilizando materiais como ferro, aço, amianto, vidro e até piche. Estes materiais geralmente são refletores e contribuem para a criação das ilhas ou bolsões de calor nas cidades", explica Scanavaca.
"Pela lei brasileira, os municípios com mais de 20 mil habitantes devem possuir um Plano Diretor, aprovado pela Câmara Municipal, que regulamenta a sua ocupação. Além disso, as Leis Normativas Complementares podem ajudar ou não na arborização de uma cidade", diz.
Nas cidades brasileiras, os espaços são ocupados de 10 a 20% por rede viária, de 40 a 50% por construções e de 40 a 50% por espaços livres. Estas condições artificiais em relação às áreas naturais têm causado vários prejuízos à qualidade de vida dos habitantes. Entretanto, parte desses prejuízos podem ser evitados com o controle das atividades urbanas e também pode ser amenizados pelo planejamento, ampliando-se qualitativamente e quantitativamente as áreas verdes e arborização de ruas.

A impermeabilização dos solos causa grandes problemas, na medida em que dificulta ou impede a infiltração da água, forçando-a para a calha dos rios e muitas vezes ocasionando enchentes, uma vez que os rios não conseguem absorver um volume tão grande de água num curto espaço de tempo.

Os principais benefícios de uma correta arborização são a qualidade do ar, a temperatura mais amena, maior absorção das águas da chuva pelos solos e árvores, melhor conservação dos asfaltos, controle dos ruídos, melhoria da saúde e da qualidade de vida com o contato com a natureza.
Curiosidades
A árvore ou a floresta é um abrigo para o Homem e está presente em nossas crenças e culturas desde os tempos mais remotos, como a crença no Paraíso, que eram os Jardins do Éden: nas civilizações mais antigas, como os Jardins Suspensos da Babilônia, no Fórum Romano ou Ágora Grego.
A arborização urbana do Ocidente teve origem no Egito, cuja principal função era refrescar ou amenizar o calor das residências nas cidades e uma de suas consequências é a irrigação praticada até hoje na agricultura.

Cristina Tordin

Jornalista, MTB 28499

Embrapa Meio Ambiente

19.3311.2608

SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!


BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br