Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de outubro de 2011

PROTESTANDO CONTRA HIDRELÉTRICA NO RIO TELES PIRES, ÍNDIOS KAYABI MANTÉM REFÉNS



Índios Kayabi mantém sete reféns contra construção de usina no Teles Pires


Publicado em 19/10/2011

Fonte: 24horasnews.


Índios kayabi, que habitam a região Norte de Mato Grosso na divisa com o Pará, iniciaram um protesto contra a construção de um complexo de usinas hidrelétricas no Rio Teles Pires. Eles matem refém dois funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e cinco técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai). A informação foi confirmada pela própria Funai. o sequestro dos servidores chegou ao órgão federal, em Brasília, na manhã desta terça-feira, 18.

Segundo a assessoria da Funai, os sete reféns estão bem e não foram vítimas de agressão. Eles apenas não podem deixar o local. A fundação informou que já recebeu as reivindicações e expediu comunicado aos índios explicando os passos da demarcação física.

Os índios são contrários à construção da Usina Hidrelétrica de São Manuel, que ainda não recebeu licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Ibama havia publicado o aceite do EIA/RIMA da Usina Hidrelétrica São Manoel, mais uma hidrelétrica também no rio Teles Pires. Os estudos ambientais do projeto da UHE São Manoel estão sendo analisados no Ibama, mas num processo independente da UHE Teles Pires.

O outro projeto, UHE Foz do Apiacás, que será licenciado pelo Estado de Mato Grosso e não pelo Ibama, está planejado para ser construído na foz do rio Apiacás no Teles Pires bem ao lado da UHE São Manoel e exatamente na divisa da Terra Indígena Kayabi e Munduruku.

Em julho, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério de Minas e Energia (MME) apresentaram uma complementação ao Estudo de Consultoria Independente, o chamado ECI, da Usina São Manoel, pedida pela Funai. No início deste ano a Funai havia emitido um parecer questionando a avaliação dos impactos dos dois empreendimentos sobre as comunidades indígenas, no ECI de agosto de 2010.

O ECI das UHE São Manoel e Foz do Apiacás tem como foco principal os impactos sobre as comunidades indígenas que estão nas áreas de influência dos projetos, em particular nas Terras Indígenas (TI) Kayabi e Munduruku. Três etnias diferentes vivem nessas terras: Apiaká, Kayabi e Munduruku. Fonte/Foto: 24 HORAS NEWS



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br