Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2011

QUE TAL BEBER ÁGUA COM GRANDE CONCENTRAÇÃO DE ARSÊNIO?


PARA A MINERADORA YAMANA GOLD É MAIS BARATO
COMPRAR A OPINIÃO PÚBLICA DO QUE CUMPRIR AS
LEIS AMBIENTAIS


Resíduos e esgotos da mineradora Yamana Gold que corem para barragem que abastece Jacobina 

Ultimamente os meios de comunicação de Jacobina massivamente têm anunciado as ações filantrópicas da mineradora Yamana Gold. Por falar em filantrópicas, qual o verdadeiro significado de filantropia?

A palavra "filantropia" que vem do grego (filós+ântropos) significa "amigo do ser humano". No famoso dicionário do Aurélio encontramos: FILANTROPIA sf. 1. Amor à humanidade. 2. Caridade.

Será que uma Empresa que semanalmente derrama nos lençóis freáticos da Bacia do rio Itapicuru e no meio ambiente 02 caretas de veneno para extrair o ouro com a adição de cianureto ou simplesmente conhecido como cianeto, que a toxicidade do íon cianeto (HCN) é conhecida há mais de dois séculos, porém, os compostos que contém cianeto são tóxicos somente se liberarem HCN numa reação. Sem dúvida alguma, o ácido cianídrico ou ácido prússico é o veneno de ação mais rápida que se conhece. Por ingestão, a dose é capaz de provocar a morte entre 3 e 4 minutos esta Empresa tem amor a humanidade como diz o significado de filantropia no dicionário do Aurélio?

Além do cianeto o arsênio é uma substância naturalmente presente na crosta terrestre. O arsênio aprisionado nas rochas não faz mal, porém se ele é liberado para o ambiente, torna-se um dos venenos mais poderosos conhecidos.

A liberação do arsênio para o ambiente pode acontecer por causas naturais ou humanas. A causa natural mais importante é a erupção vulcânica. A causa humana mais importante é a mineração em rocha dura, principalmente a mineração de ouro.

A legislação brasileira estabelece um valor máximo pemitido de 10 microgramas de arsênio por litro de água potável, isto é, 10 partes por bilhão (10 ppb). Entretanto, estudos recentes indicam que concentrações de arsênio na água de beber acima de 0,5 ppb já causam aumentos no risco de morrer de câncer, você conhece estudo e pesquisa independente da concentração de arsênio nas águas de Jacobina?

Para esconder estes panos de fundo, contaminação por cianeto e arsênio, expulsão de 112 famílias de comunidades tradicionais (garimpeiros) a mineradora Yamana Gold decidiu que é mais barato comprar a opinião publica com as campanhas filantrópicas do que cumprir as leis ambientais.

Vejamos algumas “pilantropias” oferecidas pela mineradora para comprar a opinião pública anunciadas pelos meios de comunicação de Jacobina nos últimos meses;
a)     Mineradora Yamana oferece jantar a imprensa;
b)    Mineradora Yamana oficializa apoio ao filme Terra Payaya;
c)     Mineradora Yamana patrocina micareta “ecológico” de Jacobina;
d)    Mineradora Yamana patrocina Expojacobina;
e)     Mineradora Yamana patrocina Caminhada da Primavera;
f)     Mineradora Yamana faz doação de viatura da União dos Guardas Municipais de Jacobina;
g)    Mineradora Yamana faz parceria com o Conselho de Segurança e oferece R$ 15 mil para instalação de câmaras na cidade;
h)    Mineradora Yamana realiza 25 mil atendimentos no dia Integrar 2011.

Em quanto isso avança a sua operação com nova barragem de rejeito que tem capacidade para 13 milhões de tonelada de pó de sílica com cianeto e provavelmente arsênio, e uma nova galeria, batizada de lagartixa a menos de 1 km de uma comunidade com 112 famílias.

Você já pensou que deve estar bebendo água com grande concentração de arsênio? 

Se as águas de Jacobina ainda não estão contaminadas como você diz, se prepare. A empresa prevê um aumento de produção de 1,05 milhão de ouro-equivalente em 2010 para o índice de 1,7 milhão de ouro-equivalente em 2014, acréscimo de 62% com potencialidade de crescimento maior. 



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br