Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de agosto de 2012

Jardim Botânico Plantarum – Sugestões para passeios - lugares amigos do meio ambiente


"Sugestões para passeios - lugares amigos do meio ambiente"


Neste domingo fui passear com a família em um lugar muito especial, o Jardim Botânico Plantarum, do botânico Harrri Lorenzi, idealizador e administrador do projeto em Nova Odessa - SP.

Como ele desenvolve um trabalho muito ecológico, que merece ser apoiado e divulgado, pensamos em compartilhar aqui no Blog SOS Rios Br –  e assim estamos inaugurando uma nova página-seção: "Sugestões para passeios – lugares amigos do meio ambiente", com fotos, informações e dicas.



É feita a captação da água da chuva, que irriga as plantas e laguinhos, habitados por carpas e outros peixinhos coloridos.

As plantas são tão bonitas porque são adubadas com composto orgânico produzido lá mesmo, conforme foto abaixo.


"A vitalidade de nosso acervo botânico vivo se deve, em parte, ao uso do revitalizador de solo cuidadosamente elaborado pela equipe JBP, a partir da decomposição aeróbica (compostagem) dos resíduos orgânicos gerados no jardim (podas de árvores e da grama, folhas secas, cascas de frutas, legumes e verduras, cascas de ovo, borra de café, copos de papel, etc.). 
O COMPOSTO ORGÂNICO JBP é um fertilizante natural rico em micro e macronutrientes, além de diversos organismos vivos benéficos à saúde do solo e das plantas." 


E com os entulhos da construção anterior (antigamente no local havia uma fábrica de lançadeiras para indústria textil) que demoliram, foram criados morrinhos de substrato para cultivo de cactos e suculentas, que estão exuberantes e floridas...





Harri Lorenzi é uma referência na Botânica brasileira, autor de mais de 20 livros sobre ela, que podem ser adquiridos na loja do Plantarum, assim como camisetas feitas a partir de garrafas pet recicladas, gravuras de espécies vegetais, composto orgânico para adubar plantas, pequenos objetos de arte e outras utilidades.



Em suas visitas de estudo pelo Brasil e outros países, ele recolheu muitos espécimes de plantas, e as foi plantando no local do Plantarum, cujo resultado é um acervo magnífico, em que cada planta tem sua etiqueta de identificação, o visitante vai passeando e aprendendo. Tem sombra, ar fresco e puro, muitos bancos para descansar.



O Jardim conta ainda com um meliponário (abelhas nativas indígenas brasileiras em suas casinhas), coleção de palmeiras, filodendros, jardim dos beija-flores, abacateiros muito antigos, plantas aquáticas, um jardim de ervas aromáticas que é delicioso, somos remetidos a lembranças distantes ao sentirmos os aromas tão especiais...






Enfim, um belo lugar para se conhecer e aproveitar para conviver com os entes queridos.



Há também cantina, restaurante, salão para eventos e programação de cursos variados.

Aqui, os endereços, para que conheçam melhor:

http://www.plantarum.org.br/quem-somos-jardim-botanico-plantarum-nova-odessa-sp.asp?id2=213&/Quem%20somos/

http://www.facebook.com/pages/Jardim-Botanico-Plantarum/129769473772904?sk=photos

Bom passeio !


Clarice Villac (texto e fotos - 05/07.08.2012 - no Jardim Botânico Plantarum)

- foto e legenda da compostagem, foto dos livros de  Harrri Lorenzi e logo do Jardim Botânico Plantarum copiados do site e da página no facebook do JBP (links acima).

_____________

Abaixo, reproduzimos a página de apresentação que está no  site :


Quem somos: JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM

NOSSO LEMA É “CONHECER PARA PRESERVAR”.

Situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da Cidade de São Paulo – SP), o JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira.
Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi.

Com objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira, o pesquisador percorreu, por mais de 30 anos, a maior parte dos ecossistemas da América do Sul, em expedições científicas realizadas pelo Instituto Plantarum e parceiros, destinadas ao conhecimento e à conservação das plantas ameaçadas de extinção.
Como resultado de seu trabalho, publicou a quase totalidade dos livros sobre identificação de plantas em estilo popular no Brasil, e se sentiu motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto originado de sua pesquisa.
Em 1998, o Instituto Plantarum de Estudos da Flora adquiriu como sede, uma área de 10 hectares, anteriormente ocupada por uma fábrica de lançadeiras (peças feitas em madeira para uso na indústria têxtil). O terreno passou então a receber tratamento paisagístico e ambiental, sendo estruturado para o desenvolvimento das pesquisas científicas e para o cultivo sistemático das coleções botânicas em formação.
Em 2007, com um grupo inicial de 16 associados de diversas formações, foi fundado o Jardim Botânico Plantarum, que é uma organização não governamental, de caráter privado, sem fins lucrativos, cujos objetivos são o estudo e a preservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, através de ações educacionais e de pesquisa.
Desde então o número de associados e apoiadores vem aumentando, e atualmente o Jardim Botânico Plantarum conta com mais de 50 associados, o que colabora para o desenvolvimento de diversos projetos, dentre os quais: conservação de espécies ameaçadas, intercâmbio de acervo vivo com outros jardins botânicos, publicação de artigos científicos, apoio técnico a entidades congêneres e o Programa de Educação Ambiental.
Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por mais de 3500 espécies vegetais, predominantemente de plantas nativas do Brasil.
O Jardim Botânico Plantarum é reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos e nossa atuação colabora para os objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas.
Aberto ao público em 2011, o Jardim Botânico Plantarum está apto a estabelecer diversas parcerias com pessoas físicas, empresas, poder público e outras instituições.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Muito obrigado pela visita ao nosso jardim e pela belíssima matéria apresentada em seu blog sobre ele; a matéria certamente incentivará outras visitas, contribuindo para a sobrevivência do jardim. Espero vê-la novamente por aqui brevemente.

    Um grande abraço

    Harri Lorenzi

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita ao nosso jardim e pela belíssima matéria apresentada em seu blog sobre ele; a matéria certamente incentivará outras visitas, contribuindo para a sobrevivência do jardim. Espero vê-la novamente por aqui brevemente.

    Um grande abraço

    Harri Lorenzi

    ResponderExcluir
  3. Interessante para você?
    Por favor, visite nosso blog:
    http://fazenda-compostagem.blogspot.pt/
    Sobre o compostagem de gramíneas... :)
    Com os melhores cumprimentos,
    Hestel Tellus.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br