Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de agosto de 2012

Na 'Veneza de Marajó', falta médico e sobra açaí


O MUNICÍPIO NÃO POSSUI SANEAMENTO BÁSICO E OS MORADORES RETIRAM ÁGUA DO RIO ONDE DESPEJAM OS DEJETOS

Na 'Veneza de Marajó', falta médico e sobra açaí

Em São Sebastião da Boa Vista não há água tratada e no posto de saúde só há 1 médico para os 22 mil habitantes


Aos 96 anos, Iracema Nahum distribui convites para um café a quem passa pela sua porta em São Sebastião da Boa Vista. A casa de madeira, comum na cidade, é convidativa. Quase sem móveis, apenas com redes para dormir, é fresca e um abrigo valioso contra o sol forte da rua.
Iracema diz que viu muitas mudanças nas últimas décadas por ali. Estudou até a 2.ª série, mas seus 11 filhos foram mais longe e são professores, advogados e vereadores. "Minha mãe era pobre, meu pai pobre era. Mas trabalho não é desprezo", diz ela, que fez de tudo para viver.
O filho Humberto, de 50 anos, colhe o açaí no quintal, também comum nas casas. "Aqui consigo quase 10 litros, é só para nós", diz ele, que instala antenas de TV da Sky. Como em praticamente todo o Pará, o açaí é presença forte no cardápio.
Dificuldades. Mas nem tudo é açaí. Sem água tratada, é preciso fazer um longo processo de filtragem. O posto de saúde tem apenas 1 médico para os 22 mil habitantes da cidade e são poucas as opções de exames. "Temos consultório odontológico, mas a cadeira quebrou e está sem material", diz Elma Campos, uma das três enfermeiras.
A pesca é importante, mas a pujança comercial se dá na feira de rua, que vende de tudo, de carne a galinha fresca, CDs e roupas. Nas ruas, a bicicleta tem perdido espaço para as motos e só há quatro carros. Os barcos ainda são os campeões - o trânsito nas águas é intenso entre vilas e cidades.
À noite, o agito é na praça. De um palco na rua, o som é o tecnobrega, típico dali - e a um volume absurdo. No tablado, a faixa lembra onde você está: São Sebastião da Boa Vista, a Veneza de Marajó. / P.S.

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br