Mercúrio é convertido em sua forma mais tóxica em águas marinhas
Pesquisa realizada na Universidade de Alberta confirmou que a forma inorgânica relativamente inofensiva de mercúrio encontrada nos oceanos de todo o mundo é transformada em uma potente neurotoxina na água salgada.
Após dois anos de testes em amostras de água do Oceano Ártico, os pesquisadores descobriram que o mercúrio inorgânico relativamente inofensivo, lançado ao mar por indústrias e pela combustão do carvão, passa por um processo chamado metilação, transformando-se no mortal monometilmercúrio.
Ao contrário do mercúrio inorgânico, o monometilmercúrio é bioacumulativo, ou seja, seus efeitos tóxicos são ampliados à medida que progride através da cadeia alimentar marinha até alcançar os seres humanos. A maior exposição humana ao monometilmercúrio se dá através dos frutos do mar. Os pesquisadores acreditam que o processo de metilação ocorre em todos os oceanos do mundo e que a conversão é realizada por formas de vida microbianas.
A equipe de pesquisa, liderada por Igor Lehnherr recém PhD em ciências biológicas pela Universidade do Arizona, incubou amostras de água do mar coletadas no Arquipélago Ártico Canadense. Lehnherr diz que a conversão de mercúrio inorgânico para monometilmercúrio corresponde por cerca de 50% desta neurotoxina presente em águas marinhas polares, e pode explicar a significativa quantidade de mercúrio encontrada em organismos marinhos do Ártico. Os pesquisadores dizem que esta é a primeira evidência direta de que o mercúrio inorgânico sofre metilação na água do mar.
A pesquisa foi publicada este mês na revista científica Nature Geoscience.
.
FONTE: INSTITUTO ECOFAXINA
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br