Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de outubro de 2012

IRINA BOKOVA, DIRETORA-GERAL DA UNESCO E SUA MENSAGEM PELO DIA PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES


 Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO

Mensagem para o Dia Internacional para Redução de Desastres, 13 de outubro de 2012

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO pela ocasião do Dia Internacional para Redução de Desastres, 13 de outubro de 2012

A sustentabilidade é a agenda para a paz e o desenvolvimento no decorrer do século. Desenvolver resiliência por meio de segurança pessoal e redução de riscos de desastre é essencial para esse futuro mais sustentável. Essas são as conclusões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorrida neste ano no Rio de Janeiro. O Documento Final da Rio+20 também pede maior integração da perspectiva de gênero ao plano e à implantação de todas as políticas de redução de desastres.

Eis, então, o tema do Dia Internacional para Redução de Desastres 2012 –  “Meninas e Mulheres:  a Força invisível da Resiliência”.

As mulheres são desproporcionalmente afetadas pelos desastres por causa de papéis sociais, discriminação e pobreza. No entanto, suas preocupações não são suficientemente reconhecidas, e nem seu papel e capacidades têm a ênfase que demandam. Devemos atingir um novo equilíbrio na redução de riscos. A discriminação é uma violação dos direitos humanos, além de ser uma má política.

Para a UNESCO, mulheres e meninas devem ser reconhecidas como poderosos agentes de mudança. É por isso que estamos comprometidos em empoderar meninas e mulheres por meio da educação – para permitir que se tornem responsáveis por suas vidas e as de suas famílias e comunidades. As mulheres devem participar integralmente do planejamento e da implantação de todas as medidas de redução de riscos.
Esses são os objetivos que guiam a Parceria Global para a Educação de Moças e Mulheres da UNESCO. No Haiti, estamos ajudando jovens enfermeiras a continuar oferecendo serviços de alta qualidade por meio do uso de Unidades de Multimídia Móveis e também treinando jornalistas mulheres. No Myanmar, estamos trabalhando para reduzir a vulnerabilidade de mulheres por meio do Programa de Recuperação da Educação de Myanmar – mais de 1.500 professoras foram treinadas sobre a redução de riscos de desastre e atuam como pontos focais para o gerenciamento de desastres nas escolas. No Paquistão, a UNESCO está se concentrando no treinamento de mulheres para que ofereçam melhor e mais seguros ambientes de aprendizado em áreas afetadas por terremotos. Na Indonésia, estamos ajudando mulheres de comunidades na região de Borobudur a gerar renda após as erupções do monte Merapi ao capacitá-las a usar sabedoria tradicional em prol do desenvolvimento turístico.

Devemos incorporar as questões de meninas e mulheres em toda redução de desastres. Seu empoderamento é um dos principais caminhos que levam a sociedades mais resilientes. Na medida em que o número e o impacto dos desastres aumentam, meninas e mulheres precisam estar mais do que visíveis – devem ser atores e líderes para a resiliência. Essa é nossa mensagem para o Dia Internacional para Redução de Desastres 2012. www.unesco.org/

NOSSA MENSAGEM ENVIADA NESTA DATA:



AJUDE A EVITAR TRAGÉDIAS E MORTES NAS ENCHENTES, ALAGAMENTOS, DESLIZAMENTOS, DESMORONAMENTOS E OUTROS ACIDENTES PROVOCADOS PELAS CHUVAS EM SUA CIDADE. ESTÁ NA HORA DE COBRAR PROVIDÊNCIAS DAS AUTORIDADES LOCAIS PARA QUE PROGRAMEM E INICIEM OS MUTIRÕES DE LIMPEZA, VISTORIAS NAS ÁREAS DE RISCO, DESASSOREAMENTO E VISTORIAS DAS PONTES, CURSOS D' ÁGUA, SISTEMAS DE ESCOAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS, PARA EVITAR TRAGÉDIAS, SURPRESAS DESAGRADÁVEIS E PERDAS PRECIOSAS DE BENS MATERIAIS E VIDAS HUMANAS....VC PODE AJUDAR...FAÇA A SUA PARTE!

NÃO PERMITA QUE AS TRAGÉDIAS
 
SE REPITAM EM SUA CIDADE


DIGA NÃO

ÀS ENCHENTES

VERIFIQUE SE OS BUEIROS ESTÃO TODOS DESENTUPIDOS – RECLAME SE NÃO ESTIVEREM OU DESENTUPA VC MESMO, SE PUDER!

NÃO JOGUE E NÃO DEIXE JOGAR LIXO NOS RIOS, NAS RUAS E NOS TERRENOS BALDIOS. DENUNCIE !

SOLICITE LIMPEZA NOS CURSOS D’ ÁGUA DAS REGIÕES ONDE OCORRERAM ENCHENTES.

SE NOTAR DERRUBADAS DE MATAS E INVASÕES EM ÁREAS DE RISCO, AVISE A DEFESA CIVIL OU A PM. NÃO INVADA A FAIXA MARGINAL 
DE PROTEÇÃO DOS RIOS, RIBEIRÕES E CÓRREGOS.

TERRAPLENAGENS E ATERROS SUSPEITOS PODEM PROVOCAR DESABAMENTOS. DENUNCIE !

NÃO EFETUE CONSTRUÇÕES SEM LICENCIAMENTO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES E, SOBRETUDO, NÃO MEXA NAS ENCOSTAS SEM UM PROJETO ELABORADO POR PROFISSIONAL COMPETENTE, COM ART DO CREA E APROVADO PELA SUA PREFEITURA.

SE AS ÁGUAS COMEÇAREM A SUBIR, SAIA DA CASA IMEDIATAMENTE...SUA VIDA VALE MUITO MAIS !

NÃO ENFRENTE INUNDAÇÕES COM O SEU CARRO. ELE PODE SER ARRASTADO PELA FORÇA DAS ÁGUAS.
A VÍTIMA PODE SER VOCÊ E SUA FAMÍLIA!

AJUDE A EVITAR PREJUÍZOS E MORTES ! ©

CAMPANHA DO INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA – QUEM PENSA, CUIDA!


PRECISANDO, LIGUE PARA A 
DEFESA CIVIL 199 

(PODE SER REPRODUZIDO, DEVE SER DISTRIBUÍDO E DIVULGADO, MAS NÃO ALTERADO)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br