Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de outubro de 2012

Manual do IPAM alerta sobre uso de defensivos agrícolas e traz recomendações práticas a produtores


Defensivos agrícolas: Como evitar danos à saúde e ao meio ambiente


Apesar de importantes no controle de pragas agrícolas, defensivos podem causar danos ao homem, animais e meio ambiente. Manual que orienta sobre o uso e riscos, pode ser baixado gratuitamente.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) acaba de lançar mais um volume da série “Boas Práticas”, em colaboração com pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, Áustria. Desta vez, a publicação lida com a importante questão de como reduzir o risco do uso de agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente.
O dano causado ao homem pelo uso indevido de agrotóxicos, segundo Luis Schiesari, professor de Gestão Ambiental da USP e um dos autores do estudo, varia de irritação na pele, náusea e dor de cabeça podendo chegar até a morte, passando por câncer e danos ao sistema reprodutivo, nervoso, hormonal e desenvolvimento fetal.  “Por isso devem ser usados apenas quando estritamente necessário, nas formulações e doses corretas, e cercando-se de todos os cuidados”, diz.
O manual destaca a importância da consulta a profissionais especializados e receituário na escolha e aplicação do produto, já que o próprio produto traz informações indispensáveis sobre sua toxicidade, armazenamento e manuseio, e procedimentos em caso de vazamento e intoxicação.
A publicação, disponível gratuitamente para download no site do IPAM, traz também recomendações acerca das condições climáticas adequadas para a aplicação e o procedimento indicado para a lavagem, armazenamento e devolução das embalagens vazias. Finalmente, o manual traz uma seção com instituições, telefones e links úteis no caso de dúvidas. Oswaldo Carvalho Jr., pesquisador do IPAM, ressalta a importância da consulta a esse manual por todos os agricultores e a necessidade da consulta ao profissional especializado. “Esses produtos estão amplamente disponíveis no mercado e são extremamente atrativos pelos resultados. No entanto, por conterem substâncias que podem causar danos a saúde, exigem um cuidado especial na sua aplicação e manuseio”, diz Carvalho. 
O Brasil é, desde 2008, o maior consumidor global de insumos químicos para agricultura.  Sendo que substâncias já proibidas em vários países encontram mercado fértil em terras brasileiras. (Fonte: Ciência Hoje)
Os outros volumes da série “Boas Práticas” tratam de assuntos que vão desde manejo e recuperação de mata ciliar em regiões florestais da Amazônia até identificação de mamíferos por pegadas deixadas no solo.  Todas as publicações são gratuitas e podem ser acessadas pelo site do IPAM (Série Boas Práticas).
Defensivos agrícolas: Como evitar danos à saúde e ao meio ambiente
Manual alerta sobre uso de defensivos agrícolas e traz recomendações práticas a produtores. Volume 8 da Série Boas Práticas, a publicação tem  a colaboração de pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, Áustria.
Defensivos agrícolas: Como evitar danos à saúde e ao meio ambiente.
Luis Schiesari. Série Boas Práticas – Volume 8. 2012.
  • Categoria: Publicações
  • Formato: PDF
  • Tamanho: 1.43 MB
EcoDebate, 26/10/2012 
Foto da Capa. Imagem: Comunitexto


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br