Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de outubro de 2012

PROJETO SOCIOAMBIENTAL "NOSSA LAGOA É PARA PEIXE" UNE EMPRESAS E PESCADORES NO RJ



Lagoa Rodrigo de Freitas

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, a maré está para peixe e para grandes transformações


Se antigos moradores estão de volta, é porque as condições do local vêm deixando de ser inóspitas como eram antes. Aquele cenário de destruição que cariocas e turistas presenciavam há cerca de vinte anos, com peixes asfixiados em uma lagoa quase morta, parece que encontrou um caminho reverso e definitivo.
É dentro desse espírito que a Siemens criou, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-13, Sindieco e Instituto Pares, o Projeto Socioambiental “Nossa Lagoa é para Peixe”, que estimula a reciclagem de garrafas PET e latinhas de alumínio, incentiva o descarte correto nos pontos de coleta espalhados pela lagoa e desenvolve programas de educação ambiental
Tudo isso com o objetivo de evitar que o material vá parar na água, poluindo o ambiente e causando grande prejuízo à pesca, ao ecossistema local e a esse patrimônio da cidade em geral. Os próprios pescadores, em suas horas livres, atuam como agentes ambientais, coletando esses materiais, que são recolhidos para reciclagem por uma empresa especializada. Eles também estão trabalhando no engajamento de comerciantes locais para que estes realizem a separação do lixo de forma correta e participem do projeto entregando PETs e latinhas de alumínio para reciclagem. Além do ambiental, o aspecto social também é favorecido: a venda dos recicláveis é revertida para a Colônia de Pescadores Z13 – Comunidade Lagoa, gerando renda para melhorias na comunidade local e para a manutenção do projeto.
Para a cidade que vai sediar os Jogos Olímpicos em 2016 e precisa da lagoa como cenário para esportes náuticos, as notícias são bastante animadoras e parece que vêm junto com a maré de alta autoestima que o carioca vem sentindo chegar. Afinal, a cidade que recentemente recebeu o título de “Patrimônio da Humanidade” deve dar esse exemplo e muitos outros, tantos que seriam necessários muitos parágrafos para descrevê-los. Mas é importante celebrar algumas conquistas, ainda que parciais. O próximo passo é aguardar com muita expectativa e otimismo a liberação da lagoa para banho.
Artigo escrito por Mauro Vianna - Agência Brasil


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br