Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de junho de 2013

ARCOR DO BRASIL E PROJETO TAMAR APRESENTAM PROGRAMA "AMIGOS DO MAR" NO DIA DOS OCEANOS - 08 JUN

PROGRAMA AMIGOS DO MAR SERÁ APRESENTADO
EM UBATUBA NO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS


Programação neste sábado, 8 de junho, terá show de Dudu Lima Trio e participação especial de Milton Nascimento

     As ferramentas pedagógicas e a metodologia do Programa Amigos do Mar serão apresentadas no dia 8 de junho, sábado, em Ubatuba (SP), durante a programação relacionada ao Dia Mundial dos Oceanos. A programação será encerrada com show de Dudu Lima Trio com participação especial de Milton Nascimento.
      O Programa Amigos do Mar é uma iniciativa conjunta do Instituto Arcor Brasil, Arcor do Brasil e Projeto Tamar/ICMBio. O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado desde 2009, mas seu conceito data de 1992, ano da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.
     As atividades serão realizadas no Centro de Visitantes do Projeto Tamar Ubatuba, em decorrência do 4º Festival da Mata Atlântica de Ubatuba. Durante o dia todo estará montada a Tenda ‘Amigos do Mar’próximo ao Casco Acústico. A Tenda terá o objetivo de divulgar o Programa Amigos do Mar, oportunizando o contato dos educadores com os materiais pedagógicos. A Tenda terá os banners explicativos e materiais do Programa ‘Amigos do Mar’ (que serão distribuídos aos educadores).
      Às 15 horas será realizada a Caça ao Tesouro da Tortuguita. Será umaatividade lúdico-educativa e cooperativa, com as crianças visitantes do Tamar, visando possibilitar a compreensão do ciclo de vida da tartaruga marinha e sua integração com o mar, e ainda as ameaças e soluções para o cuidado ambiental. Por meio de brincadeiras serão formados grupos para procurar o ‘Tesouro da Tortuguita’, a partir de pistas dispostas em locais estratégicos do Centro de Visitantes.
        A programação será encerrada com o show do Dudu Lima Trio com participação especial de Milton Nascimento, que terá abertura da Banda ‘Os Cascudos’, a partir das 20 horas, no Casco Acústico do Projeto Tamar, com entrada gratuita ao público visitante. O ingresso é limitado (um segundo lote de convites foi liberado ontem, 6 de junho, até as 18 horas ou até o fim dos convites do segundo lote. Informações: 12.3832.7014/6202).
      A Arcor do Brasil e o Projeto Tamar-ICMBio firmaram, em 2003, um contrato de parceria para a realização da campanha de educação ambiental Amigos do Mar. Além da campanha, a Arcor do Brasil contribui com apoio regional direto da empresa ao programa de conservação das tartarugas marinhas nos Estados de São Paulo e de Santa Catarina.
     O Guia do Professor é um material paradidático de uso contínuo nas escolas. O conteúdo está organizado de forma a facilitar o trabalho dos educadores. Para cada série (ou ano) são apresentados quatro temas. Cada tema abrange: objetivo, apresentação, atividades para a aula, curiosidades, saiba mais sobre as tartarugas marinhas, fotos de referência e bibliografia. A ferramenta foi elaborada pela equipe técnica do Projeto Tamar. O Guia está disponível para download no site do Instituto Arcor, onde estão informações completas sobre o Amigos do Mar (www.institutoarcor.org.br</ a>).
      O Projeto Tamar é uma iniciativa estabelecida no Brasil desde 1980, conceituada internacionalmente como um dos mais notáveis programas ambientais e científicos da atualidade, cuja missão é afastar da extinção as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), através de três linhas de ação: Conservação e Pesquisa Aplicada; Educação Ambiental; Desenvolvimento Local Sustentável.
       O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais.
      O Grupo Arcor foi criado em 1951, em Arroyito, Córdoba, Argentina, e hoje tem atuação global, sendo o maior produtor de balas. A Arcor iniciou suas atividades no Brasil em 1981 e hoje tem cinco unidades industriais.
Mais informações:
Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br
José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação

(19) 8206.1867 – josepmartins@uol.com

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br