Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de junho de 2013

COMISSÃO PARLAMENTAR DO SENADO FARÁ VISITA DE AVALIAÇÃO NA OBRA DA TRANSPOSIÇÃO E NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA


Comissão presidida por Vital do Rêgo debaterá obra do transposição do Rio São Francisco em PE


 A Comissão Externa para acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco (CTERIOSFR) do Senado Federal, presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), realizará uma nova audiência pública para debater o projeto apontado como redenção do Nordeste.

Desta vez a comissão visitará a cidade de Serra Talhada (PE) em um evento que deve reunir prefeitos dos quatro Estados a serem beneficiadospela obra. A visita da comissão a Pernambuco foi aprovada pelos senadores em votação simbólica na última quarta-feira.

O presidente da Comissão, senador Vital acatou o requerimento de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), propondo convidar 167 prefeitos e autoridades da região, e solicitou aprovação da proposta para discutir a repercussão do processo de transposição das águas e das obras complementares. A reunião deverá ser realizada no início de julho, em data a ser determinada.

O presidente da comissão, senador Vital do Rêgo, mencionou o "entusiasmo" dos participantes da audiência do colegiado em Monteiro (PB) ao argumentar que os encontros devem ser mais próximas das cidades que participam do processo da obra.

Conforme enfatizou Vital do Rêgo, a comissão externa já realizou um ciclo de debates com representantes do governo, de órgãos de controle e de empresas a respeito dos obstáculos e soluções para o andamento das intervenções. Posteriormente, a comissão fez duas visitas às obras - uma no Eixo Norte, outra no Eixo Leste - e a audiência em Monteiro.

Vital do Rêgo ainda concordou com a importância de uma nova visita de avaliação aos canteiros, o que, para ele, dependerá do recebimento de relatório do Ministério da Integração sobre a reconfiguração das frentes de trabalho. Por sua vez, o relator da comissão, senador Humberto Costa lembrou que a comissão tinha constatado que ainda havia lotes sem obras em andamento, mas salientou a promessa do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, de iniciar o trabalho em todos os lotes até o fim de julho.

A Comissão Externa para acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco do Senado Federal, já realizou duas visitas ao canteiro de obras.

No último mês de abril, os senadores e o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, visitarão o eixo Leste da Obra de Transposição. A comitiva presidida por Vital do Rêgo esteve visitando os municípios de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. A agenda incluiu visita a etapas já concluídas do empreendimento, a exemplo de canais, aquedutos e da estação de bombeamento, além de outras em construção.

No mês de março os senadores e o ministro Fernando Bezerra, visitaram o trecho da obra na Paraíba, Ceará e Pernambuco. Na ocasião eles inspecionaram o Lote 5, em Jati (CE); o canteiro de obras da Estação de Bombeamento I 3, do lote 8, em Salgueiro

A Comissão constituída no Senado Federal tem a missão de acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

Maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto de Integração do São Francisco emprega, atualmente, cerca de 4 mil trabalhadores e até junho serão contratados mais 4 mil profissionais. O empreendimento integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e levará água de beber a mais de 12 milhões de brasileiros nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Para Vital trata-se da maior obra hídrica do país que quando estiver pronta vai mudar a face rural da região e trazendo esperança para os nordestinos que sofrem com os efeitos da seca.

redação com assessoria

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br