Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de junho de 2013

DIA 17 DE JUNHO COMEMORA-SE O "DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA"

Tema para 2013 é “Seca e escassez de água. A água doce é valiosa”


Dia Mundial de Combate à desertificação e à Seca

Na próxima segunda-feira dia 17 de Junho comemora-se o “Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca”; dia instituído em 1994 pela Assembleia – Geral das Nações Unidas.

Desde 1995 este passa a ser o dia para promover a consciencialização sobre a necessidade de cooperação internacional no combate à desertificação e os efeitos da seca.

Nas últimas décadas vem ocorrendo um significativo aumento do processo de desertificação no mundo, um pouco por todos os continentes.

A desertificação acarreta diversos problemas ao ser humano:

- amplitudes térmicas extremas entre o dia e a noite;

- grande redução da percentagem de umidade no ar;

- aridez dos solos e consequente incapacidade de produção de alimentos.

O meio ambiente também é prejudicado com este processo. A formação de desertos elimina a vida de milhares de animais e vegetais, pois modifica radicalmente o ecossistema da região afetada. A desertificação também favorece o processo de erosão do solo, pois plantas e árvores já não estão lá para “segurar” o solo.

Este não é um problema que só afeta os “outros”, alguns cientistas defendem que se nada for feito para alterar o rumo da desertificação, ainda neste seculo o Saara passará o Mediterrâneo e estabelecerá a sua fronteira na zona do rio Tejo. Já existem regiões no Alentejo com caraterísticas de deserto.

O tema para 2013 é “Seca e escassez de água. A água doce é valiosa”. De toda a água existente na Terra, apenas 2,5 por cento é água doce e desta menos de 1 por cento está disponível para pessoas e ecossistemas. 

As zonas áridas são particularmente vulneráveis à escassez da água. Enquanto num ambiente normal um ser humano utiliza 2 mil metros cúbicos de água para as suas necessidades de bem-estar, nas zonas áridas esse valor é reduzido para 1300.

O objetivo para 2013 é aumentar a consciencialização acerca dos riscos da seca e da escassez de água nas zonas secas e, para além disso, chamar a atenção para a importância de se assegurar a saúde dos solos, procurando incluir estes temas nas agendas dos decisores políticos.

Com o slogan “Não deixe o futuro secar”, a ONU, apela a todos para agirmos e sermos promotores de boas práticas de preservação e de prevenção acerca da escassez da água, desertificação e seca.

O lema encerra em si a mensagem de que todos somos responsáveis pela conservação e uso sustentável da água e do solo, e de que existem soluções para os problemas e desafios colocados pela utilização sustentável dos recursos naturais. A degradação do solo não deve ameaçar o nosso futuro.

Junte a sua à nossa energia em www.ena.com.pt


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br