Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2013

Inaugurado trenzinho turístico na Rua do Porto em Piracicaba /SP



Piracicaba inaugura trenzinho turístico na Rua do Porto neste domingo
Os passeios na mini Maria Fumaça vão percorrer os principais pontos turísticos da cidade
Piracicaba, 14 de junho de 2013 – No próximo domingo dia 16, a partir das 10h, em frente ao Casarão do Turismo localizado à Rua do Porto, acontece a inauguração do Trenzinho Turístico Maria Fumaça, que faz parte do plano de ações da Secretaria de Turismo de Piracicaba para o Complexo Turístico da Rua do Porto.
Os passeios no Trenzinho Turístico poderão ser realizados aos sábados, domingos e feriados, sempre a partir das 10h. A inauguração acontece antes do início das férias de julho, principalmente para proporcionar mais uma opção de lazer na época em que o fluxo de turistas e piracicabanos aumenta na Rua do Porto.
Durante o passeio, que pode durar de 20 a 30 minutos, dependendo do trânsito, o trenzinho vai percorrer todo o complexo Gastronômico da Rua do Porto, a partir do Casarão do Turismo, que é também um Centro de Atendimento ao Turista, administrado pela Secretaria Municipal de Turismo. Depois de passar pela Rua do Porto, o trajeto seguirá a ponte do Morato, a Igreja Matriz da Vila Rezende, o Parque da Rua do Porto, o Elevador Alto do Mirante, o Museu da Água, a Ponte Pênsil, o Engenho Central, a Casa do Povoador, a Passarela Pênsil Aninoel Dias Pacheco, e retornará ao ponto de partida. O trenzinho não fará nenhuma parada no meio do trajeto.
A capacidade do trenzinho por passeio é de até 43 pessoas, e o ingresso individual custará R$ 5,00. Além disso, haverá um roteiro de áudio em português e inglês durante o trajeto, que apresentará os principais pontos turísticos e um pouco da história da cidade.
Para a secretária de Turismo, Rose Massaruto, o objetivo é trazer mais um atrativo turístico para o complexo da Rua do Porto. “Realizamos um estudo de viabilidade em agosto de 2012 para implantação do projeto permanente, fomos surpreendidos, inclusive pelos empresários do local que solicitam a volta do trenzinho que completa o entretenimento e lazer dos visitantes da Rua do Porto.”
O proprietário da mini Maria Fumaça, Eduardo Zambianco, já realiza este serviço junto com sua família há cerca de cinco anos, na cidade de Rio das Pedras, onde mora. “O veículo é praticamente novo, adquirido em janeiro de 2012. O visual do trenzinho é idêntico ao de uma Maria Fumaça, inclusive com numeração, característica obrigatória nos trens”. Os proprietários do trem terão a concessão deste equipamento turístico pelo período de cinco anos, e uma porcentagem do valor arrecadado será revertido para o Fumtur (Fundo Municipal de Turismo), para ser reinvestido no setor de turismo da cidade.
Crianças menores de 12 anos e pessoas deficiências deverão estar acompanhadas dos pais ou responsável para realizar o passeio, e pessoas acima de 60 anos terão 50% desconto no valor do ingresso.
Sobre a obra
O recuo do trenzinho turístico fica à avenida Alidor Pecorari, em frente ao Casarão do Turismo. A intervenção foi feita em 45 metros da via, com espaço total para o trem de 18,48m x 3m. O investimento municipal na obra foi de R$ 24 mil, e toda a obra seguiu as diretrizes do Projeto Beira Rio.
Crédito da Foto: Justino Lucente - MTB 20.205
Mais informações para Imprensa:
Assessoria da Secretaria de Turismo de Piracicaba
Mariana Gandolfi - MTB 53.743
mgandolfi@piracicaba.sp.gov.br
(19) 3403.1270

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Parabéns à iniciativa. O turismo é uma atividade econômica aliada da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Parabéns ao Professor Jarmuth por esse blog tão bacana. Permitam-me convidá-los para visitarem a encantadora cidade de Rio Bonito - RJ, vejam: http://turismoriobonito.blogspot.com.br/2015/06/projeto-rota-do-turismo-no-caminho-das.html

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br