Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de junho de 2013

PEIXAMENTO DO RIO PARAÍBA DO SUL POR ALUNOS DAS ESCOLAS DE S. JOSÉ DOS CAMPOS -SP

peixes são josé (Foto: Daniel Corrá/G1)Para professora, iniciativa contribui para conscientização ambiental dos alunos (Foto: Daniel Corrá/G1)
05/06/2013 


No Dia do Meio Ambiente, crianças 



jogam peixes em córrego de S. José


Alunos de colégio da cidade jogaram 1.000 peixes no córrego.
Iniciativa foi uma ação da Sabesp pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Alunos de uma escola particular de São José dos Campos soltaram cerca de 1.000 peixes da espécie Piabanha no córrego do Vidoca, zona oeste da cidade, na manhã desta quarta-feira (5). A ação foi promovida pela Sabesp e pela prefeitura, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O córrego, que deságua no rio Paraíba do Sul, voltou a ter peixes com o avanço no tratamento dos esgotos e a soltura deve contribuir para o aumento da espécie. O rio é um dos principais que cortam a região do Vale do Paraíba e para chegar até ele os peixes deverão percorrer cerca de três quilômetros.

Segundo a professora Carla Bafini, de 33 anos,  os alunos têm participado de iniciativas voltadas para a sustentabilidade, o que contribui para disseminar a conscientização ambiental. “Se eles crescerem com esse conceito de um mundo melhor, eles realmente podem fazer a diferença. É importante que eles levem também esta transformação aos pais”, afirmou.
peixes são josé (Foto: Daniel Corrá/G1)Na esquerda, aluna Vitória Cardoso, com as amigas
durante a iniciativa (Foto: Daniel Corrá/G1)
O simples gesto de jogar os peixes no rio mostra que apesar da pouca idade as crianças já sabem da responsabilidade que têm quanto aos cuidados com o meio ambiente. “É muito legal isso, porque estamos cuidando de um patrimônio da nossa cidade. Quando tivermos filhos, eles vão saber que tem um rio limpo na cidade deles”, disse a estudante Vitória Cardoso, de 10 anos.

De acordo com o superintendente da Sabesp, Otto Elias Pinto, desde 2011 o esgoto que era despejado no córrego do Vidoca passou a ser encaminhado para a estação Lavapés, na zona norte da cidade, onde recebe tratamento para ser devolvido ao rio Paraíba. “Em torno de 50 milhões de litros, diariamente, estão deixando de ser despejados no Vidoca”, afirmou Pinto.

“Depois que nós tiramos o esgoto daqui e passamos a tratar, melhorou cerca de dez vezes a qualidade do Paraíba na região de Caçapava que recebia o esgoto de São José dos Campos”, disse o superintendente.
Investimentos
Segundo a Sabesp, somente em São José dos Campos estão sendo investidos R$ 110 milhões nas obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Sub-Bacia do Pararangaba, com previsão de conclusão em 2014. O sistema aumentará a cobertura com rede coletora, de 91% para 93%, e o tratamento dos esgotos coletados, de 89% para 100%.

Também em São José está sendo realizada a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Lavapés. Com investimento de R$ 37,49 milhões, a obra tem previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2014.

Ainda de acordo com a Sabesp, em todo o Vale do Paraíba estão sendo investidos 512 milhões de reais para o tratamento de esgoto em cidades como Cachoeira Paulista,TaubatéSão Bento do SapucaíArapeí, Lavrinhas, Campos do Jordão e Queluz. Fonte: G1 - Vale e Região - Globo.com

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br