Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de junho de 2013

SOS RIO DAS VELHAS - A CIDADE DE SETE LAGOAS É A SUA MAIOR POLUIDORA



Saída da Expedição 2009 no ribeirão Jequitibá / Foto: Marcelo André

Saída da Expedição 2009 no ribeirão Jequitibá / Foto: Marcelo André

Sete Lagoas se mantém como principal cidade poluidora do Rio das Velhas


As bacias mais importantes da região são a do Rio das Velhas e a do Rio Jequitibá, na qual Sete Lagoas está incluída. Dando continuidade a série de reportagens sobre o Meio Ambiente, o setelagoas.com.br traz a tona os desafios enfrentados na tentativa de preservação dessas bacias e os projetos ambientais já realizados no local.

A constatação de que Sete Lagoas é a cidade que mais polui a Bacia do ribeirão Jequitibá, com despejo irregular de esgoto e outros dejetos, não é recente. Contudo, apesar dos esforços do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Jequitibá, o SCBH Jequitibá, essa realidade ainda não foi mudada.


A Bacia do ribeirão Jequitibá compreende parte dos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas. O ribeirão é considerado um dos principais poluidores do Rio das Velhas.

A questão do despejo irregular do esgoto nos rios, é atualmente, um dos principais desafios do SCBH Jequitibá, segundo revelou Érika Carvalho Coordenadora Geral do subcomitê.

O Subcomitê do Jequitibá foi instituído pela Deliberação Normativa do CBH Velhas nº 08/2006. O CBH Velhas tem a função de regular a gestão dos recursos hídricos e promover o desenvolvimento sustentável da bacia.

Encontro entre afluentes que poluem o Rio das Velhas / Foto: Projeto ManuelzãoEncontro entre afluentes que poluem o Rio das Velhas / Foto: Projeto Manuelzão

O SBCH Jequitibá tem desenvolvido projetos de educação ambiental com escolas públicas e comunidades rurais dos municípios que envolvem a bacia, além de diversas ações pontuais como o monitoramento da qualidade da bacia, para identificar os pontos críticos de poluição e os impactos ambientais decorrentes do lançamento de efluentes. E, também, a capacitação de agentes ambientais na Bacia do Paiol, cuja nascente se encontra na Serra Santa Helena.

“Estamos atualmente em um momento muito especial para o comitê de Bacia do Velhas, que é a revisão do Plano Diretor da Bacia” destaca a coordenadora Érika Carvalho que aposta no desenvolvimento de um Plano de Ação, “através dos subcomitês será uma oportunidade de recolhermos demandas, propostas e informações precisas da realidade de cada sub-bacia.”

As reuniões ordinárias do SCBH do ribeirão Jequitibá acontecem, sempre às 9h, nas últimas terças-feiras de cada mês na Secretaria Municipal de Educação de Sete lagoas, localizado na Rua Lassance Cunha, n° 174. A reunião é aberta a  comunidade. Mais informações sobre o trabalho do comitê, acesse AQUI. Fonte: 
http://www.setelagoas.com.br/

Por Nayara Souza.

LEIA TAMBÉM:

Ecologista defende “Alfabetização ecológica” no dia do Meio Ambiente - Clique


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br