Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2013

SOS RIO UNA E PRAIA RASA EM BÚZIOS (RJ) - PARAÍSO AMEAÇADO


PRAIA RASA, com águas tranquilas e pouco profundas localiza-se no extremo esquerdo da Praia de Manguinhos

Búzios/RJ critica projeto estadual de lançamento de 

esgoto no município

O governador Sérgio Cabral (PMDB) encaminhou à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em regime de Urgência, um Projeto de Lei que pretende lançar em Armação dos Búzios o esgoto de outros três municípios e, segundo os moradores e a prefeitura, trará prejuízos ao meio ambiente, transformando a cidade num grande reservatório de esgoto. A população está mobilizada junto com o prefeito, André Granado (PSC), para tentar derrubar a medida.
O projeto 2158/2013 libera R$ 11,5 milhões de subsídio à Prolagos – concessionária responsável pelo serviço de saneamento e abastecimento de água – e tem como uma de suas finalidades “transpor os efluentes das estações de tratamento de esgotos de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, da Lagoa de Araruama para o Rio UNA”, que deságua na Praia Rasa, em Búzios.
“É destruir três praias e recuperar meia. Esse projeto de lei vai realmente destruir parte de Búzios”, define a presidente da ONG Ativa Búzios, Monica Werkhauser. A moradora conta que a população está se mobilizando para sensibilizar os parlamentares a votar contra o projeto. “Queremos evitar que Búzios vire o penico da Região dos Lagos”, diz ela. Uma petição pública foi feita e um protesto está marcado na cidade para o próximo dia 5 – Dia Internacional do Meio Ambiente.
Na semana passada, uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Búzios para debater o projeto. O prefeito André Granado e o vice, Carlos Muniz, além de deputados, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Prolagos estiveram presentes.
Granado explica que o projeto trará prejuízos ao meio ambiente e à pesca local: “Não podemos salvar a Lagoa de Araruama e matar os nossos pescadores, matar as nossas praias”. “Com certeza as entidades envolvidas vão encontrar uma outra opção”, disse.
A Prolagos utiliza um sistema de tratamento de esgoto chamado de tomada a tempo seco que “consiste na interceptação do esgoto presente nas galerias pluviais, evitando que seja despejado in natura no meio ambiente”. A concessionária, entretanto, explica em seu site que “quando chove muito e por um período prolongado, as comportas são abertas evitando inundações. O sistema de abertura das comportas é automatizado e abre quando a água represada atinge um nível pré-estabelecido. Quando isso acontece, o esgoto já está suficientemente diluído pela água de chuva”.
“Mais absurdo é dizer que este despejo não faria nenhum mal ao meio ambiente, pois já estaria diluído. Como se a água pudesse diluir microorganismo muito nocivos à saúde humana”, afirma o biólogo e morador de Búzios, Carlos Simas, ressaltando que o modelo de tratamento utilizado pela Prolagos é ineficiente. (Fonte: JB Online) - AMBIENTE BRASIL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Po, mas o esgoto tem q ir pra algum lugar... Normalmente éno mar mesmo q se joga né?!

    ResponderExcluir
  2. Concordamos com vc Fagner, mas é preciso muito cuidado, muito estudo e muito bom senso numa ação como essa que está sendo proposta no projeto. Por isso, existem os Comitês de Bacias Hidrográficas, os COMDEMAS, as ONGs e OSCIPs Ambientais, o Ministério Público, Fóruns e Redes Ambientais da região, para estudar, debater e decidir o que é melhor para as comunidades envolvidas. As "audiências públicas" são realizadas com essa finalidade e espera-se que as pessoas interessadas no assunto participem e se manifestem.
    Nós que moramos em outros lugares e estamos distantes, não podemos e nem devemos opinar, deixando para a comunidade, os líderes locais, as autoridades e os especialistas ouvirem as opiniões dos moradores e tomarem as melhores decisões...

    ResponderExcluir
  3. ACHO UM ABSURDO O DESPEJO DE ESGOTO NA PRAIA RASA PELA PROLAGOS, VEJA SÓ O QUE A GANÂNCIA FAZ COM O HOMEM SE É QUE SE PODE CHAMAR O PREFEITO DESTE MUNICÍPIO DE SER HUMANO.POLUIR QUASE TODAS AS PRAIAS DA REGIÃO SÓ PARA PODER ENCHER O BOLSO DE DINHEIRO.AUTORIDADES TOMEM PROVIDÊNCIAS PARA CONTER ESTE ABSURDO,POIS O ECOSSISTEMA NÃO PODE SOFRER POR CAUSA DE UMA MEIA DÚZIA DE PESSOAS INESCRUPULOSA QUE SÓ PENSAM MANEY COMO TODO O RESTO DOS POLÍTICOS DO BRASIL.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br