Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de setembro de 2013

AS BELEZAS NATURAIS DE SUMIDOURO (RJ) E A LINDA CASCATA CONDE d 'EU


Cascata Conde d'eu (Foto: Blog Lugares Fantásticos)A cascata é a maior do estado do Rio (Foto: Blog Lugares Fantásticos)
23/09/2013 



Cascata Conde d'Eu atrai 



visitantes 



para Sumidouro, no RJ



Cascata tem a maior queda d'água do Estado, com 127 metros de altura.
Cenários do município já inspiraram o escritor José de Alencar.


Sumidouro, Região Serrana do Rio, abriga a maior cascata em queda livre do Estado. Com 127 metros de altura, a Cascata Conde d'Eu é um acidente geográfico do Rio Paquequer que nasce no município e deságua no Rio Paraíba do Sul. O nome do ponto turístico é uma homenagem ao Conde d'Eu, marido da princesa Isabel. Segundo historiadores, provavelmente, foi uma forma de autoridades locais homenagearem a Corte Imperial no segundo reinado.

Ao longo dos séculos, a precipitação da água em grande elevação e volume escavou uma ampla garganta na rocha em sua base. Dessa forma, o impacto da água no “poço” forma uma nuvem, semelhante a um véu, que alcança expressiva altura e umedece a vegetação do vale. Metros abaixo, grandes rochas arredondadas pela erosão, formam pequenas cachoeiras, cercadas de vegetação típica da região e poços rasos em leito de areia onde a água corre calmamente.

Rio Paquequer deságua de 127 metros de altura (Foto: Márcio Rodrigues)Rio Paquequer deságua de 127 metros de altura
(Foto: Márcio Rodrigues)
Os cenários do município também inspiraram José de Alencar, no clássico romance “O Guarani”, com relatos de viajantes impressionados com a beleza do local.
O município
Sumidouro possui 14.168 habitantes e foi fundada em 1890, ocupando uma área de 397,6 Km². Tem como atrativos históricos, túneis construídos por mão de obra escrava no final do segundo império brasileiro que serviam de passagem para a antiga linha férrea da cidade.
Além disso, Sumidouro possui casarões históricos, Capela Senhor dos Passos, construída em 1875, praças, entre outros atrativos que atraem visitantes para a pequena cidade do interior.http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Parabéns amigo, Trata-se de um belíssimo trabalho. Divulgar as belezas naturais da nossa região
    é prestar serviço dos mais relevantes ao povo do nosso estado. sucesso e muita paz!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br