Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de setembro de 2013

ASSOREAMENTO DO COMPLEXO LAGUNAR DO RJ CONTINUA E INSTITUTO LAGOA VIVA COBRA SOLUÇÕES


lagoa jacarepaguá
Foto: José Diaz / Subsecretaria de Comunicação Social – RJ

RJ: São mais de 2 bilhões gastos – basta de paliativos para limpar nossas lagoas

Publicado em setembro 6, 2013 por 
Nós do LAGOA VIVA e parceiros, não vamos nos omitir jamais, nem perder a oportunidade de cobrar dos governos o compromisso que integra o CADERNO DE ENCARGOS DAS OLIMPÍADAS, para despoluir de verdade o COMPLEXO LAGUNAR Barra da Tijuca/Jacarepaguá.
O Programa de Recuperação Ambiental desenvolvido em conjunto pelo Município e o Estado, tem que promover condições/campanhas em parcerias locais, para que milhares de moradores que anseiam por lagoas limpas se voltem para esta CAUSA, direcionar esforços de mobilização participativa, priorizar os mais pobres e suas carentes comunidades.
O Complexo Lagunar é o depósito para onde escoam as águas dos mais de 40 rios que vertem dos Maciços da Tijuca e Pedra Branca, acúmulo de resíduos, esgoto e sedimentos de dezenas comunidades ribeirinhas.
As lagoas continuam sendo assoreada porque as ocupações regulares e irregulares que existem na região movimentam o solo e retiram a vegetação ciliar, que fixa a terra. A erosão leva os sedimentos para os córregos e rios, estes até a lagoa, onde o material fica depositado.
O Estado já investiu em dragagem de forma tímida, nunca atacou a origem, agora durante 24 meses, mais esse vultoso investimento de mais de 600 milhões para retirada de toneladas de sedimentos e lixo do Canal da Joatinga, lagoas de Marapendi, Tijuca, Camorim e Jacarepaguá na tão atrasada e necessária retomada da dragagem.
O problema é que enquanto o projeto pretende retirar 6milhões m3 de terra e sujeira, os afluentes continuam depositando milhares de m3 desses materiais dia a dia.Vai ter uma melhora parcial, mas a durabilidade vai ser muito curta e a eficácia muito pequena para a dimensão do problema que a gente tem, se não encararmos o maior desafio, investir nas áreas carentes.
Registro também que lá se vão mais de sete anos de dinheiro aplicado para operar o recolhimento e descarte nas ECOBARREIRAS, local de acúmulo/retirada de resíduos flutuantes, foco de mosquitos nas gigógas retidas. Até quando?
O Município vai aplicar recursos em mais quatro dispendiosas Unidades de Tratamento de Rios (UTRs), as redes de contenção dos resíduos lançados rio acima, vão trazer sim, algum beneficio ao espelho d´água das lagoas, mas é jogar dinheiro no esgoto, alto custo operacional e aplicação de toneladas de produtos químico que interferem na vida aquática. Até quando?
Nós temos é que atacar as origens, garantir a qualidade da água, controlar o uso do solo,buscar o reassentamento dos ocupantes de risco das faixas marginais, revitalizá-las, criando áreas de lazer, priorizar ações na conservação ambiental para minimizar até cessar o lançamento definitivo dos dejetos rio por rio.
Nós do LAGOA VIVA e demais membros do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá,com sua forte representação, composta do poder público, usuários da água e sociedade civil que preconiza o gerenciamento dos recursos hídricos de forma, integrada, compartilhada e descentralizada, temos urgente que priorizar a elaboração e fazer cumprir o PLANO DA BACIA HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUÁ.
Nós do LAGOA VIVA e parceiros vamos unidos envolver moradores locais, atacar a origem, formar e capacitar centenas de Agentes Ambientais Comunitários, limpar rio a rio, revitalizar o entorno de suas margens e nascentes, reciclar e destinar o lixo corretamente, tratando esgoto possivelmente, com biodigestores para as pequenas comunidades e melhorar as condições de saúde e de vida dessa sofrida população.
Nós do LAGOA VIVA e parceiros compromissados com a CAUSA, priorizamos as ações,continuamos determinados a executar, estimular, contribuir e envolver os mais diverso segmentos da comunidade para boas práticas de gestão ambiental local, desenvolver campanhas, material educativo, vídeos, eventos de sensibilização, seminários, palestras e apoiar projetos de educação ambiental nas escolas e nas comunidades ribeirinhas.
Nós do LAGOA VIVA sempre acreditamos e proporcionamos há treze anos a difusão de conhecimentos, voltados para o CUIDADO AMBIENTAL LOCAL ,processo de construção de valores para o exercício da cidadania no convívio comunitário.
Nós do LAGOA VIVA, membro/fundador do SUBCOMITÊ de JACAREPAGUÁ e do CONSELHO GESTOR DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA vamos lutar para elaboração do PLANO DE MANEJO do parque e a efetiva destinação dos recursos previstos nas compensações ambientais obrigatória das grandes obras locais para projetos de revitalização/conservação/educação AMBIENTAL.
Nós do LAGOA VIVA, vamos lutar pelo Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) e pela instituição do Imposto de Renda Ecológico.
Vamos usá-lo para atacar as origens, melhorar as condições de saneamento e de vida dessa população, chegou a hora de priorizar políticas e investimentos públicos e privados para a EDUCAÇÃO AMBIENTAL,
Até quando as autoridades vão temer, enfrentar o desafio de sanear comunidade por comunidade, revitalizar e conservar nossos corpos hídricos permanentemente?
Nós do LAGOA VIVA e todos, não podemos continuar a permitir nossas crianças a brincar nos valões e que a parte mais carente da população que nos atende, continue na mesma.
Outros conseguiram, nós unidos também podemos.
QUAL O LEGADO AMBIENTAL DAS OLIMPÍADAS QUE QUEREMOS?
Donato Velloso- Pres. Lagoa Viva, Diretor do SUBCOMITÊ da Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá, Diretor de Ecodesenvolvimento da ACIBARRA

EcoDebate, 06/09/2013

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br