Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de setembro de 2013

ESTUDO TÉCNICO DO GOVERNO DO RS PARA SOLUCIONAR AS CHEIAS DO RIO CAÍ

Cheia em Montenegro - RS

Estudo indicará soluções para as cheias do Caí


Futuras obras devem beneficiar 100 mil pessoas em São Sebastião do Caí, Harmonia, Montenegro e Pareci Novo

FREDY VIEIRA/JC
Busato anuncia estudo de medidas para prevenção a enchentes
A ordem de serviço para a realização de um estudo técnico de prevenção das cheias do rio Caí foi assinada ontem, no Palácio Piratini, pelo governador Tarso Genro, pelo secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, e pelo prefeito de São Sebastião do Caí, Darci José Lauermann. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a avaliação deve indicar quais obras precisam ser feitas para evitar os alagamentos da região.

As intervenções beneficiarão cerca de 100 mil pessoas que residem nos municípios de São Sebastião do Caí, Harmonia, Montenegro e Pareci Novo e que foram muito afetadas com as chuvas das últimas semanas. O nível médio do rio é de quatro metros. Na semana passada, chegou a 13,85m, deixando mais de mil pessoas desabrigadas e desalojadas.

“Estamos nos preparando para o fenômeno da seca no Interior, mas precisamos agora nos adaptar às cheias dos rios, que têm acontecido principalmente na Região Metropolitana. Nesta área, a densidade é grande e o desenvolvimento urbano acaba impermeabilizando o solo, o que contribui para os alagamentos”, explicou Busato. Conforme os técnicos da pasta, entre os prejuízos materiais das cheias estão os danos a residências e prédios industriais e comerciais, interrupção de atividades econômicas, custos com limpeza posteriores ao incidente, redução do valor de revenda dos imóveis, destruição de lavouras, prejuízos à infraestrutura de transportes e interrupção temporária das vias.

Busato ressalta que nenhuma solução, até o momento, foi baseada em um estudo técnico de engenharia científica. O Engeplus Aerogel, consórcio vencedor da licitação, terá 180 dias para realizar o levantamento de dados. Depois desse prazo, um projeto deve ser elaborado e encaminhado ao governo federal.

“A presidente Dilma Rousseff tem destinado muitos recursos para prevenção de desastres naturais, e eu tenho plena convicção de que, com o projeto na mão, nós teremos os recursos necessários para a realização dessas obras”, disse o secretário.

O prefeito de São Sebastião do Caí ressaltou que somente em 2009 aconteceram cinco cheias que afetaram a cidade. “Desde então, estamos buscando soluções não apenas para o município, mas para as outras cidades da bacia do Caí. A intervenção em apenas uma localidade traria impacto para a cidade vizinha, por isso, a ação deve ser feita de forma integrada”, ponderou. De acordo com ele, as possibilidades são diversas, mas os impactos devem ser pensados. “Muitas pessoas acreditam que a solução é a construção de um dique na estrada, sem levar em conta que isso demandaria muitas desapropriações da comunidade ribeirinha”, completou.  

Novo Hamburgo apresenta plano para atingidos

O prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, anunciou ontem um Plano de Ação Solidária para auxiliar as famílias afetadas pela pior enchente já enfrentada nos últimos anos. “Estimamos que mais de 14 mil pessoas estejam desalojadas e três mil moradias tenham sido atingidas, por isso, estamos em um esforço coletivo muito grande para prestar todo tipo de assistência”, disse.
Lauermann afirmou que, por meio do plano, as famílias serão isentadas das tarifas de água e IPTU por um ano. As pessoas que não têm condições de retornar às suas residências serão encaminhadas ao Programa Aluguel Social.

Outro ponto anunciado foi o andamento das obras de construção de gabiões, pontes e do sistema de prevenção de enchentes do arroio Pampa. Serão colocados em prática também os projetos de urbanização das vilas Kippling e Getúlio Vargas.

Junto ao governo estadual, o prefeito anunciou que está pleiteando auxílio financeiro para as famílias e o fornecimento de mais cestas básicas. À União, foi encaminhado o pedido de liberação dos recursos do FGTS para a população residente nas áreas atingidas e a inclusão das famílias no Programa Minha Casa Melhor, viabilizando a aquisição de móveis e eletrodomésticos. Também ontem, o município de Alvorada decretou emergência em razão das cheias.

Corsan vai isentar de tarifa afetados pelas enchentes no Estado

O presidente da Corsan, Tarcisio Zimmermann, anunciou ontem que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) irá isentar de pagamento da tarifa de água os atingidos pelas enchentes. Para a medida entrar em vigor, ainda falta a Defesa Civil fornecer à Corsan a relação dos prejudicados.

“Estamos pedindo que todas as companhias tenham a mesma postura. Sei que a Comusa, de Novo Hamburgo, também promoverá essa isenção”, disse Zimmermann, que é ex-prefeito da cidade. O município chegou a ficar quase uma semana sem água por conta da enchente do mês passado
.http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=133558

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br