Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de setembro de 2013

INSTITUTO ECOLÓGICO AQUALUNG REALIZOU LIMPEZA DE PRAIAS ESTE ANO NO MÊS DE JUNHO






















Por Francine Silveira – Equipe Aqualung
Estudantes, professores, ambientalistas e profissionais de diversas áreas atuaram como voluntários na ação

Instituto Ecológico Aqualung

Limpando e Reciclando

julho 2013


Durante todo o mês de junho, as principais palavras de ordem para o Instituto Ecológico Aqualung foram: recolher, reciclar e conscientizar. E por mais positivos que possam ter sido os números alcançados com o evento ‘Vamos limpar o Brasil’, realizado pelo Instituto, o que de fato fez a diferença foram as iniciativas de estudantes, professores, ambientalistas e profissionais de diversas áreas. Juntos, mais de mil voluntários trabalharam intensamente em prol de um dos patrimônios mais estimados no Estado do Rio de Janeiro: as praias.

O mutirão fez parte do bem sucedido projeto Limpando e Reciclando, voltado para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2013, que no período de 30 dias recolheu exatos 2.635 quilos de lixo em oito localidades diferentes: Sepetiba, Saquarema, Araruama, Copacabana, Ipanema, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador e Barra da Tijuca.

No município de Saquarema, na Região dos Lagos, conhecido pelos radicais campeonatos de surf, 25 voluntários ajudaram a retirar 96 sacolas de detritos, como canudinhos, copos e tampas de garrafas plásticas descartáveis. A ação reuniu 600 crianças que explicaram aos banhistas e atletas da praia de Itaúna a importância de se respeitar a vida marinha e manter as areias das praias limpas.

Em Araruama, cidade também localizada na Região dos Lagos, após a coleta de 250 quilos de lixo, a empolgação com os trabalhos foi tanta que voluntários e mergulhadores locais fizeram um verso em homenagem ao meio ambiente, onde a sustentabilidade é ressaltada a cada estrofe.
 

“O Brasil coração do mundo
Pulmão de todos os países
Vamos fazer o possível
Conservar nossas raízes
Com tanto mal que nos cerca
Ainda somos felizes...” 

Quem também não ficou de fora foi a movimentada Copacabana, uma das praias mais famosas do Rio. Por lá, as atividades foram comandadas pelo Capitão de Mar e Guerra, Emílio Turano, que uniu forças aos grupos dos Escoteiros do Brasil, Japoneses e Mentes de Ferro, totalizando cerca de 50 pessoas envolvidas e 700 quilos de lixo recolhidos.



Para o Instituto Aqualung, a ideia do mutirão era ajudar a diminuir o impacto ambiental provocado pelos resíduos, e assim melhorar o ambiente nas orlas e areias das praias, bem como conscientizar a população sobre a melhor coleta e destinação do lixo. E ao que tudo indica, os objetivos foram alcançados e os resultados já podem ser vistos em muitas praias do Estado!


Clique aqui e confira um relatório com todas as ações do projeto.


VEJA TAMBÉM:  

Clean Up The World - EM ABRIL
 
VAMOS AGUARDAR NOTÍCIAS DO INSTITUTO AQUALUNG SE FARÃO ALGUMA ATIVIDADE NO CLEAN UP THE WORLD, DIA 21 DE SETEMBRO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br