Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de janeiro de 2014

ALTA MORTANDADE DE PEIXES ACONTECE PELA QUEDA DE NÍVEL DO RIO GRANDE (MG)

Peixes foram encontrados mortos no Rio Grande (Foto: Ana Carolina Zanoli Zegrine)Peixes foram encontrados mortos no Rio Grande(Foto: Ana Carolina Zanoli Zegrine)

Queda de nível do Rio Grande provoca mortandade de peixes

Nível do rio está muito abaixo do considerado normal em Ribeirão Vermelho.
Produtores rurais e comerciantes da região também estão sendo afetados.


Do G1 Sul de Minas

A falta das tradicionais chuvas de começo do ano já começam a ter impacto nos rios que cortam o Sul de Minas. O Rio Grande, em Ribeirão Vermelho (MG), está muito abaixo do nível normal para esta época do ano. Com a falta de água, a oxigenação diminuiu e os peixes estão morrendo ao longo do rio. Na quarta-feira (8), centenas de peixes foram encontrados mortos no leito do rio. No local, foram encontradas espécies de tilápias e dourados.
O Rio Grande nasce na Serra da Mantiqueira, no município de Bocaina de Minas (MG) e desagua no Rio Paraná, na divisa com o estado de São Paulo. Ao longo dele, existem 13 barragens. Nesta época do ano, na barragem de Camargos, por exemplo, era para estar começando a encher por causa do período chuvoso. No entanto, desta vez a situação está bem diferente.
Atualmente, a represa está 903 metros acima do nível do mar, o que corresponde a 22% da capacidade total, que é de 913 metros. Há um ano, ela estava a quatro metros acima do nível atual. Até julho do ano passado, o volume elevou e quase atingiu a capacidade máxima do reservatório, chegando a ficar com 912 metros. De lá para cá, o volume caiu a cada mês e fechou o ano com 904 metros. Com o volume reduzido, a preocupação agora é com a qualidade da água.
Nível do Rio Grande preocupa produtores e comerciantes de Ribeirão Vermelho (Foto: Reprodução EPTV / Erlei Peixoto)Nível do Rio Grande preocupa produtores e comerciantes de Ribeirão Vermelho (Foto: Reprodução EPTV / Erlei Peixoto)
"A quantidade de água vai caindo e consequentemente a qualidade também vai diminuindo. A água estando em nível baixo, deixa baixa também a oxigenação, a água fica mais barrenta e dificulta a respiração dos peixes e consequentemente a quantidade deles. Para os produtores rurais fazerem a captação também diminui, visto que o volume do lago está muito baixo e não tem como eles irrigarem a água suja e barrenta para irrigar as lavouras", diz o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Cláudio Hilton de Oliveira.

"É muito triste né. A pessoa vem e volta revoltada porque não sabia que estava desse jeito", comenta o caseiro.
A falta de água já começa a afetar produtores rurais e comerciantes que vivem do turismo na região. As represas estão cheias de galhos e com muita lama, o que dificulta a navegação. O caseiro Walter Raimundo, que cuida de oito casas de veraneio em Itutinga, diz que a situação tem afastado os turistas.
Rio Sapucaí e o Lago de Furnas
No Rio Sapucaí, próximo a Itajubá (MG), o nível está 3,5 metros abaixo do normal. O nível normal do Rio Sapucaí é de 842,5 metros, mas atualmente está em 839 metros. De outubro a março deste ano, são esperados cerca de 1,5 mil milímetros de chuva, mas até agora choveu apenas 350 milímetros, em média. Segundo a Somar Meteorologia, só neste mês de janeiro choveu cerca de 47 milímetros até esta terça-feira (14), quando o esperado era mais de 230 mm.
No Lago de Furnas, onde desaguam as águas do Rio Grande e do Sapucaí e que tem a maior usina de produção de energia elétrica da região, o nível ainda não voltou ao normal depois da grande seca de 2012. Atualmente, o nível da represa está sete metros abaixo da cota máxima. GLOBO.COM - G1 SUL DE MINAS

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br