Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de janeiro de 2014

O RISCO DE USAR A PASSARELA EM MÁ CONDIÇÃO SOBRE O RIO TIETÊ EM OSASCO (SP)

Ponte traz marca da prefeitura no início da década de 1990
Ponte traz marca da prefeitura feita no início da década de 1990

Sobre o rio Tietê, má condição de passarelas em Osasco assusta pedestres

POR BLOG

Atravessar as passarelas sobre o rio Tietê na cidade de Osasco, na Grande São Paulo é, por vezes, um desafio. Em uma delas, por exemplo, para acessar a passagem, é necessário passar por uma escada com piso desgastado, sem corrimão em um dos lados e que está inclinada, o que aparenta falha na estrutura.

Para ter ideia da falta de manutenção, como a falta de pintura, é possível ver na parte externa da proteção o desenho de um sol com a escrita: “Governo de Verdade”, slogan utilizado pela prefeitura ainda no início da década de 1990.

Foi por ali que o motorista Fábio Luis Ribeiro, 38, cortou caminho entre as avenidas das Nações Unidas e Presidente Kennedy, vindo do bairro do km 18 com destino a sua casa na zona norte do município. Morador da região desde que nasceu, ele não se recorda de reformas no local.
“Sinceramente, não. E tem que reformar bastante. Na escada mesmo, uma pisada a mais pode até tirar o cimento”, afirma. Ele também ressalta que a saída da passarela se dá em um espaço abandonado, o que torna o caminho perigoso. 

A Prefeitura de Osasco não respondeu quando foi feita a última vistoria ou reforma do local. Citou apenas que deve colocar o corrimão até a próxima terça-feira (14).

A passagem é uma das cinco opções para os pedestres que precisam fazer o trajeto sobre o rio a pé. Perto dali, estão outras duas, localizadas debaixo do Viaduto Tancredo Neves e que são o principal caminho entre a estação da CPTM Comandante Sampaio e o bairro do Piratininga. Não há rampas nessa ligação. Apenas escadas e um caminho repleto de buracos.

A dona de casa Neuza Barbosa Almeida, 57, aponta a falta de faixas de pedestres na saída da passarela como o principal problema. “Para a gente atravessar onde passam carros é ruim”, comenta. Ela passa duas vezes por mês pela via, a qual utiliza para chegar a Policlínica, onde vai ao cardiologista. É a forma mais rápida de chegar, depois de sair do Centro de Apoio Psicossocial [CAPS], onde leva a filha. “[Vou pela passarela] porque não tem ônibus [que vem do CAPS]”, explica.
Escada que dá acesso a passarela está inclinada, deixando vão entre degrau e a passagem
Escada que dá acesso a passarela está inclinada, deixando vão entre o degrau e a passagem
Mais perto do centro do município, outras duas passarelas apresentam melhor estado de conservação, contendo rampas que podem ser acessadas por deficientes físicos. Porém, há outras complicações. “Passarela é para andar. E [alguns] atravessam de bicicleta, eu acho um absurdo”, reclama o motorista Cícero Santos, 50. “A iluminação é fraca e falta pintura”, ressalta.

A escuridão das passagens à noite também é apontada como um dos principais problemas, em função da falta de segurança. Alguns pedestres chegam a se arriscar ao lado dos carros para evitar o trajeto.

Procurada, a Prefeitura de Osasco afirmou que elaborou um projeto para a implantação de faixa de pedestres na alça de acesso do viaduto, e que reparos e manutenções estão sendo realizados. Afirmou, ainda, que deve iniciar na segunda-feira (13) reparos e manutenção na iluminação.

Veja mais fotos

Paulo Talarico, 23, é correspondente de Osasco
@PauloTalarico
paulotalarico.mural@gmail.com

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br