• Direto de Florianópolis


O forte calor registrado neste sábado deixou lotadas as principais praias de Santa Catarina desde o início da manhã. Banhistas aproveitam a chegada da segunda onda de calor do verão. As temperaturas, antes mesmo das 9 horas, já se aproximavam dos 30ºC em vários municípios do Estado.
Em Florianópolis, quem deixou para ir às praias mais procuradas depois do meio dia enfrentou muita fila e dificuldades para encontrar um espaço na areia. Os termômetros de rua marcaram 33ºC por volta das 13 horas. O acesso às praias da Joaquina e Mole, pela avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, estava completamente congestionado no início da tarde.
Na região sul da cidade, banhistas aproveitaram o mar calmo para aliviarem o calor na água. “O Campeche normalmente é muito agitado, mas hoje parece uma piscina”, afirmou Matheus Hertisz, 32 anos, morador da região metropolitana de Florianópolis. “Valeu a pena enfrentar o trânsito. Vamos deixar a praia apenas no início da noite”.
De acordo com as informações do Centro de Recursos Ambientais do Estado (CIRAM) a nova de calor deve trazer temperaturas extremamente elevadas pelos próximos dias. A primeira onda de calor no sul do Brasil, igualmente causada pela permanência de uma massa de ar seco na região, ocorreu no final de dezembro. 
Especial para Terra