Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de janeiro de 2014

AS RARAS GARÇAS AZUIS SÃO ENCONTRADAS NO MANGUE DO RECIFE

Ambientalistas encontram espécie rara de garça em mangue do Recife

Garças-azuis são comuns no Sul do País, mas raras no Rio Capibaribe.
Apesar de poluído, rio mostra grande potencial de abrigar biodiversidade


Do G1 PE

Presença do animal chamou a atenção de um grupo que realiza expedições no curso-d'água (Foto: Reprodução / TV Globo)Presença do animal chamou a atenção de um grupo que
realiza expedições no curso-d'água
(Foto: Reprodução / TV Globo)
Biólogos e ambientalistas se surpreenderam ao identificar um pequeno grupo de garças-azuis em pleno Rio Capibaribe, no Centro do Recife. Os animais são mais comuns no Sul do país, mas raros nos mangues pernambucanos. Para os especialistas, esse é um sinal de que, mesmo poluído, o curso-d'água tem um grande potencial para alimentar e abrigar uma imensa biodiversidade, precisando urgentemente ser protegido e cuidado, o que vem sido defendido pelo projeto Parque Capibaribe, Caminho das Capivaras.
Há três meses, a equipe de biólogos e ambientalistas partiu em expedições pelo rio para fazer um levantamento completo da biodiversidade. Nascendo em Poção, no Agreste de Pernambuco, o Capibaribe percorre 240 quilômetros e, na capital, passa por 21 bairros.  Nas águas escuras, são despejados esgotos domésticos e todo tipo de lixo.
Não é à toa que os ambientalistas mal acreditaram quando viram garças-azuis no manguezal na beira do rio. “Foi uma grata surpresa, foi uma grande surpresa na verdade”, admite o biólogo Leonardo Melo. O grupo de animais identificado é formado por duas adultas e uma mais jovem, com o pescoço marrom ainda mudando de cor.
O pescador Luís Cláudio de Lima percorre há 25 anos o Capibaribe e nunca tinha visto uma garça-azul. “Me admirei porque eu não sabia que existia uma qualidade de garças dessa, esse tipo de garça-azul”, conta.
Além das garças, inúmeras outras espécies são encontradas ao longo do rio, como crustáceos que alimentam famílias inteiras. “Esse é o sinal de alerta, ou seja, vamos fazer alguma coisa pelo Rio Capibaribe. Este rio é muito importante para o estado de Pernambuco”, defende o biólogo Severino Mendes Júnior. “Eu acho que o maior recado que ela passa é que o rio está vivo, vamos trabalhar este rio. Vamos devolver o rio para a cidade do Recife”, afirma o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Recife, Roberto Montezuma.
Projeto de cidade-parque
O pedido de socorro teve resposta. Um grupo de 60 pesquisadores da universidades de Pernambuco e da Paraíba e consultores da Inglaterra, Espanha e Itália trabalham juntos num grande projeto para recuperar o rio. As propostas serão encaminhas à Prefeitura do Recife em junho.  A idéia é criar um imenso parque ao longo de 30 quilômetros nas duas margens do  Capibaribe. 
“Nós queremos transformar Recife quase numa cidade-parque, a partir do rio a gente vai conseguir penetrar nos espaços verdes, a gente vai fazer uma rearborização das vias e a gente vai usar ele como um condutor de uma renovação urbana”,  explica Circe Monteiro, coordenadora do projeto Parque Capibaribe, Caminho das Capivaras.
A ideia é que o parque abrigue áreas verdes, calçadas, ciclovias, passarelas, pontes para pedestres e áreas de lazer. “Esse é o grande desafio,  trazer a população do Recife, principalmente do entorno, que a gente tem uma faixa de 500 metros, mais de 200 mil pessoas diretamente que podem andar até o rio, fora quem pode ir de bicicleta que é bem maior o ângulo, que poderão usar esta área como recreação, não é?”, explica o coordenador do parque, Luiz Vieira.
Um plano de urbanização e recuperação do meio ambiente que encontra exemplos em grandes rios no mundo, como o Tâmisa, na Inglaterra. “O Rio Tâmisa era o rio mais poluído do mundo, não é?  E hoje é o rio que foi limpo”, lembra a professora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Maria Rita Kessler.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br