Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2014

BAIXO NÍVEL DO RIO GRANDE (MG) OBRIGA USINAS A DIMINUIR PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Baixo nível de Rio Grande faz usina reduzir produção de energia no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV / Erlei Peixoto)

Baixo nível de Rio Grande faz usina reduzir produção de energia no Sul de Minas (Foto: 

Reprodução EPTV / Erlei Peixoto)




Menor nível de rio em 10 anos 





faz usina diminuir produção 



de energia 



Bacia do Rio Grande abastece 13 usinas hidrelétricas e estiagem preocupa.
Usina de Perdões diminui geração e outra em Itutinga pode fazer o mesmo.

Do G1 Sul de Minas

A falta de chuva nos últimos meses fez o nível do Rio Grande baixar, atingindo o pior nível dos últimos 10 anos. A Bacia do Rio Grande abastece 13 usinas hidrelétricas, e por causa da seca, a geração de energia já foi reduzida na Usina do Funil, em Perdões(MG), e a Usina de Camargos, em Itutinga(MG), pode adotar a mesma iniciativa. O Rio Grande abastece 48 municípios de Minas Gerais e três no Estado de São Paulo.
O Rio Grande nasce em Bocaina de Minas (MG) e deságua no Rio Paraná, na divisa com o Estado de São Paulo. Ele funciona como uma grande caixa d'água que abastece as 13 usinas hidrelétricas. A primeira é a de Camargos, em seguida a do Funil e por fim a de Furnas, a maior da Bacia do Rio Grande.
Segundo o engenheiro de planejamento do sistema elétrico da Cemig, Ivan Carneiro, as hidrelétricas estão com o abastecimento reduzido a um terço da capacidade. A vazão do rio que passa pela Usina do Funil diminuiu bastante e atualmente está em 156 metros cúbicos por segundo, vazão que equivale a cinco vezes menos do que no mesmo período do ano passado.
O baixo nível do Rio Grande refletiu diretamente no funcionamento da usina. Desde o inicio do mês, das três unidades geradoras, uma está desligada. Somente a Usina do Funil está deixando de fornecer energia suficiente para atender cerca de 150 mil pessoas.
  •  

Cada unidade geradora possui uma turbina capaz de gerar, no mínimo, 25 megawatts de energia. Para que ela funcione, é necessário que o nível do reservatório seja constante. O sistema é chamado de fio d'água, que gera energia com uma quantidade mínima de água, o que significa que, se a vazão do rio estiver menor, a única saída é diminuir o número de unidades geradoras.
Já a hidrelétrica de Camargos é do tipo reservatório, em que a geração de energia depende exclusivamente do nível da represa. A usina está a pouco mais de 903 metros acima do nível do mar, quase 10 metros abaixo do nível máximo. Se ela descer mais quatro metros, a situação pode piorar e afetar a produção de energia na usina, o que, para o representante da Cemig, não é motivo de preocupação, pois o fornecimento de energia pode vir de outras fontes.
A Cemig disse ainda que a expectativa é de que até o fim deste mês a chuva apareça com mais intensidade na região, melhorando o nível dos reservatórios. O engenheiro de planejamento da Cemig disse que não há prejuízos em termos de abastecimento de energia para a população, o que acontece é que as usinas acabam gerando menos energia do que poderiam gerar nos reservatórios.
GLOBO.COM - G1 SUL DE MINAS

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br