Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2014

BOLETIM ÁGUA No. 76 DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - JAN 2014


Açude em Campos Sales (CE) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA
Rio intermitente (temporário) na Paraíba - Zig Koch / Banco de Imagens ANAANA define regras emergenciais de uso da água no semiárido
Para conviver melhor com os impactos gerados pela forte estiagem que o semiárido vem atravessando, a Agência Nacional de Águas adotou várias ações regulatórias emergenciais em 2013. Por isso, foram estabelecidas regras de restrições de uso em alguns rios e açudes da região.
 Paraíba foi primeiro estado a aderir ao Pacto - Rio Espinharas (PB) - Zig Koch / Banco de Imagens ANAProgestão: Incentivo aos estados para implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos
Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) prevê até cinco parcelas de R$ 750 mil, para cada estado, mediante cumprimento de metas. Em 2013, aderiram 19 estados.
Sala de Situação da ANA em Brasília - Natália Sampaio / Banco de Imagens ANASalas de Situação operam em 85% do Brasil
Durante o ano passado, 12 estados colocaram em funcionamento suas Salas de Situação para monitoramento de eventos hidrológicos críticos, como cheias e secas. São eles: AM, AP, CE, MA, MT, PR, RJ, RS, RO, SC, SP e TO. ANA investiu R$ 730 milhões para implantação das Salas, que já atuam em 85% das unidades da Federação, exceto no DF, ES, MS e MG.
ETE Padilha Sul em Curitiba (PR) - Banco de Imagens ANAProdes contrata 11 estações de tratamento de esgotos para beneficiar mais de um milhão de pessoas
Edição 2013 do Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), da ANA, foi a que investiu a maior quantidade de recursos em estações de tratamento de esgotos desde o lançamento do programa em 2001.
Irrigação em Itaipulândia - Zig  Koch / Banco de Imagens ANAPolítica Nacional de Irrigação impulsiona outorgas
Em 2013, a Agência Nacional de Águas (ANA) regularizou 1.741 usos de água em corpos hídricos de domínio da União (transfronteiriços, interestaduais e reservatórios federais). Foi o maior número de regularizações já feitas pela Agência em um ano. Irrigação foi a finalidade mais outorgada, com 53% das autorizações.
Vencedores receberão o Troféu Prêmio ANAAgência abre inscrições para Prêmio ANA 2014
Trabalhos podem ser inscritos até 30 de maio pelo hotsitewww.ana.gov.br/premio. Sete categorias estão em disputa: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; Organismos de Bacia; ONG; e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Prêmio ANA reconhece práticas de conservação e uso racional da água.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br