Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2014

CONTAMINAÇÃO DO RIO EMBOGUAÇU (PR) PODERÁ SER ESCLARECIDA APÓS 15 DIAS PELO IAP


incendio-vazamento15012014










IAP vai levar 15 dias esclarecer contaminação do rio Emboguaçu

O Instituto Ambiental do Paraná pode levar 15 ou 20 dias para esclarecer que produto contaminou o rio Emboguaçu e a região de mangue em virtude do incêndio no armazém, em Paranaguá.
Até lá, os moradores da região estão sendo orientados a tomar banho no Rio Emboguaçu, pescar ou entrar na água. Um produto químico não identificado vazou do armazém para a galeria de águas pluviais e depois para o rio. 

A água ficou com uma forte coloração azul esverdeada, que invadiu propriedades da população ribeirinha. Funcionários do IAP e de uma empresa contratada pela proprietária do depóstido fizeram duas barreiras de contenção, sem sucesso.
 
O Departamento de Vigilância em Saúde de Paranaguá vem a público solicitar para que pessoas que residam ou trabalhem num raio de 1 quilômetro de distância do local e que tiverem algum sintoma de problema respiratório, para procurar uma unidade de saúde com a máxima rapidez e contar ao profissional médico o ocorrido. 
 
Outra orientação da Vigilância é para que, no período de 15 dias, não consuma peixe capturado no rio Emboguaçu, não encoste e nem se banhe no local.
 
A empresa dona do armazém, a APM Terminals Brasil não informou o que era o líquido que vazava do armazém.
 
Por volta das 2h30 desta quarta-feira (15), o barracão da Brasmar, na Vila do Povo, que continha algodão, polipropileno e bobinas de papel da empresa pegou fogo. O incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros de Paranaguá, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Por volta das 7h, o fogo foi controlado.
 
O armazém abrigava produtos da empresa Compacta Brasmar Serviços Logísticos. 
SAM 4561
 
Fontes: Redação do Correio do Litoral.com com IAP, Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná, Prefeitura de Paranaguá, Gazeta do Povo e RPC
Imagem acima: Print da reportagem da Gazeta do Povo (de autoria de Taiana Bubniak, Angieli Maros, Gisele Eberspächer e Oswaldo Eustáquio) – foto de Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo.
Foto abaixo: FM Ilha do Mel

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br