Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de janeiro de 2014

FLORAÇÃO DE ALGAS PROVOCA ESPUMA VERDE EM PRAIAS DO RJ, SEGUNDO INEA



Banhista entra no mar mesmo com a espuma (Foto: Alessandro Buzas/Futura 

Press/Estadão Conteúdo)

15/01/2014 


Espuma verde aparece em praias do 




Rio, em dia de sensação de 41°C



Segundo Inea, fenômeno é causado por floração de algas no verão. 
Técnicos do instituto colheram amostras da água nesta quarta-feira (15).

Do G1 Rio 
  •  
Em dia de sol forte uma espuma verde aparece em Ipanema entre os postos 8 e 9 (Foto: Pablo Jacob / Agencia O Globo)Em dia de sol forte uma espuma verde aparece em Ipanema (Foto: Pablo Jacob / Agencia O Globo)
Quem visitou as praias da Zona Sul do Rio nesta quarta-feira (15) de sensação térmica de mais de 40°C se deparou com uma espuma esverdeada pela manhã. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) constatou que a espuma foi causada por fragmentos de uma macroalga, chamada Ulva sp, espécie comum que não oferece nenhum risco aos banhistas. Os técnicos que foram às praias para coletar amostras percorreram a orla carioca do Leblon ao Arpoador. As vistorias devem continuar até sexta-feira (17).
À tarde, a maré já havia levado as algas para longe da orla de Ipanema e Leblon, e as praias ficaram cheias com o calor que faz na cidade. A maior sensação térmica registrada na cidade foi de 41ºC, no Aeroporto do Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio, segundo informou o Sistema Alerta Rio por volta das 16h30. Para as próximas horas, a previsão era de céu claro a parcialmente nublado, com mínima de 21ºC e máxima de 37ºC. 
Manchas
Nas últimas semanas, várias manchas apareceram na orla da cidade, a maioria causada por algas, que se proliferam com o aumento da matéria orgânica na água. Na sexta-feira (10), uma coloração escura foi vista do alto, próximo ao Arpoador. Dias antes, uma espuma amarelada afastou os banhistas e chegou até a areia. Outra mancha, desta vez avermelhada e também causada por algas, apareceu em quase toda a orla da Zona Sul no dia 27 de dezembro.
Praia de Ipanema ficou cheia nesta quarta-feira (Foto: Káthia Mello / G1)Praia de Ipanema ficou cheia à tarde, já sem a espuma (Foto: Káthia Mello / G1)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br