Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de janeiro de 2014

MUTIRÃO NO RIO URUGUAI, EM ALECRIM (RS) RETIRA 9 TON DE LIXO DO RIO URUGUAI

Mutirão foi realizado no Rio Uruguai (Foto: Reprodução/RBS TV)Mutirão foi realizado no Rio Uruguai (Foto: Reprodução/RBS TV)
15/01/2014 

Voluntários retiram 9 toneladas de 




lixo em mutirão no Rio Uruguai, RS



 

Limpeza foi realizada em cerca de 42 quilômetros em Alecrim, no Noroeste.
Associação de Pescadores, Emater e prefeitura participaram do mutirão.

Pescadores e voluntários fizeram nesta quarta-feira (15) um mutirão de limpeza no Rio Uruguai em Alecrim, fronteira com a Argentina. Cerca de nove toneladas de lixo foram recolhidas em 42 quilômetros no lado brasileiro. Fonte de sustento e de lazer de muitas famílias da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, o objetivo é preservar as belezas naturais do local.
Há 10 anos, a limpeza é realizada pela Associação de Pescadores, Emater e prefeitura, com o apoio da comunidade ribeirinha.
“Nós, como pescadores, vemos no dia a dia esse tipo de coisa, como peixes morrendo com litros de veneno, além de vários tipos de outros lixos que são jogados na água. Até a gente queria pedir aos veranistas, esse pessoal que vem na beira do rio tirar férias, que não jogassem lixo no rio”, diz o presidente da Associação dos Pescadores, Dorival Ribeiro.
Voluntários retiraram lixo do Rio Uruguai (Foto: Reprodução/RBS TV)Voluntários retiraram lixo do Rio Uruguai
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Basta olhar para os lados para ver garrafas pet, isopor e embalagens de agrotóxico.  Jonatas Scherer cresceu vendo o pai pescar no Rio Uruguai e hoje, mesmo morando longe de sua cidade natal, faz o possível para contribuir com o mutirão.
“Vemos a situação do rio atual, como está cheio de lixo, então resolvemos ajudar também”, diz o voluntário Jonatas.
Em todas as edições do mutirão, o número se repete. Sempre são recolhidas cerca de dez toneladas de lixo.
“A limpeza é uma conscientização dos pescadores também e eles tentam fazer com que outras pessoas se conscientizem que o rio é um patrimônio de todos, e eles têm essa iniciativa principalmente porque o sustento deles vem do rio”, diz Carina Scalco, da Emater.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br