Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de janeiro de 2014

NA BACIA DO PARAÍBA DO SUL RESERVATÓRIOS COM NÍVEIS BAIXOS - FUNIL OPERA COM APENAS 42%

Barragem do Funil 

Rio Paraíba do Sul  ,       Bacia  Paraíba do Sul ,    Município Resende (RJ)


12/01/2014 

Reservatórios de hidrelétrica em Itatiaia, 



RJ, apresentam níveis baixos

Usina do Funil opera com volume útil de 42%, diz ONS.
No mesmo período de 2013, índice era de 59%.

Os reservatórios da Usina Hidrelétrica de Funil, em Itatiaia (RJ), estão com níveis abaixo do esperado para a época do ano. A represa opera com o volume útil de 42%, segundo os últimos dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na mesma época do ano passado, o índice era de 59%, o que representa uma queda de 17%. Apesar da unidade estar funcionando normalmente, é preciso aumentar pelo menos 33% os níveis dos reservatórios para atingir o necessário para o período de estiagem.
Os reservatórios enchem durante a época chuvosa — outubro a abril — e vão sendo esvaziados durante a de seca — maio a setembro —, regularizando as vazões do Rio Paraíba do Sul. A operação é realizada de modo que a usina comece o período de estiagem com armazenamento entre 75% e 100% do volume útil, chegando ao final na faixa de 15% a 20%. Contudo, o baixo índice pluviométrico deste verão ameaça as metas e gera preocupação.
O reservatório do Funil opera em conjunto com outros três reservatórios de regularização, localizados no trecho paulista da bacia do Rio Paraíba do Sul.
Fonte: Globo.com - G1  Sul do Rio e Costa Verde

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br