Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de julho de 2009

OS ANIMAIS DA LAGOA DA PAMPULHA - BELO HORIZONTE (MG)


Animais sobrevivem à poluição na Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é um cartão-postal de Belo Horizonte e onde belezas naturais dividem espaço com obras construídas pelo homem. Mas, nos últimos anos, a lagoa tem sofrido com a poluição. Ainda assim, em meio a tanta sujeira, é possível encontrar animais interagindo com a paisagem local.

As capivaras viraram atração na região. O turista nem acredita no que vê. Ficamos encantados. Nós passamos por aqui e paramos”, diz uma mulher.

Não é só o grande roedor. Ao lado dele há uma ave. No dorso da capivara, o gavião, em busca de carrapatos. Cadeia alimentar. Cena que vai para foto. “É uma coisa linda. Eu bem sei que o gavião costuma fazer uma limpeza nele de vez em quando”, diz um homem.

Animais na terra e na água. É capivara nada. Ela e o cágado que aparece e desaparece arisco, na lagoa, onde vivem muito tranquilamente jacarés. Um enorme de quase dois metros, de assustar. Mas depois de tomar sol, quer mesmo é um bom banho. Um passeio pela água até a Ilha dos Amores e é descoberto um lugar que especialistas em pássaros admiram.

“A Lagoa da Pampulha é um oásis dentro de Belo Horizonte”, elogia o especialista em aves Daniel Becho.

É um espetáculo inesperado, por causa do cenário de metrópole, mas que até combina muito bem com a natureza de um cartão-postal: ser o que há de melhor para mostrar. Impressiona mesmo é quando se olha para o outro lado da Lagoa da Pampulha. Ao ver a paisagem, presta-se atenção na cor da água.



Ave coberta de sujeira, após mergulhar na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), nesta segunda; com a poluição, a água da lagoa está esverdeada pela proliferação de algas e microorganismos . (site uol)
“O verde que vocês estão vendo na Lagoa da Pampulha são bactérias. Excesso de micro-organismos que decorrem do excesso de esgotos não-tratados que chegam à lagoa todos os dias”, explica o biólogo Ricardo Coelho.

Poluição.

No período sem chuva é pior ainda: há esgoto, espuma, algas e a beleza se perde. O jacaré assim não é tão bonito de se ver, mas sobrevive.

“É um ambiente muito impactado, muito poluído, mas onde os animais conseguiram impressionante adaptação a ele. Ele vem vivendo, vem se reproduzindo, proporcionando um show à parte na Pampulha”, afirma o especialista em aves Daniel Becho.

É por isso que quando os ossos olhos estão diante do belo precisam também enxergar a realidade deste horizonte. “Espero que eles deem um jeito de limpar, de preservar. Não pode deixar acabar. É lindo”, diz um homem. (Fonte: G1/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. PAMPULHA PRECISA DE UTI PARA SALVA-SE!!!!!!!!
    A Lagoa da Pampulha é um cartão-postal de Belo Horizonte e onde belezas naturais dividem espaço com obras construídas pelo homem. Mas, nos últimos anos, a lagoa tem sofrido com a poluição. Ainda assim, em meio a tanta sujeira, é possível encontrar animais interagindo com a paisagem local.Nessa época do ano e a época que ela esta mas sofrida com seu estado,pois as autorizadades estão preocupadas com a estética da cidade,e com o centro administrativo do governo sendo construído sem necessidade enquanto o cartão postal de BH esta se acabando aos poucos,será que ainda pode chamar de cartão postal de BH?E uma vergonha se a prefeitura com o governo do Estado investisse para salva-la aposto que o movimento turismo seria melhor para BH,mas desse jeito nem tem como.Primeiramente tirar os esgotos dela,ai sim ela ja poderia começar a recuperar-se todos os dias passo por ela e o cheiro e insuportável,ontem caminhei durante uma hora e foi mais o menos 1 hora 35 minutos imagina como e muito desagradável andar por ela desse jeito.Vamos salva-la !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É necessário que a população preocupe-se mais, não se contente com o que eles nos oferecem, tiram uma quantidade de lixo, e no outro dia tem mais; não podemos deixar só pelas autoridades.A tendência é perder-mos essa beleza que não é natural, mais que é fantástica.

    ResponderExcluir
  3. Ao longo do tempo espero que realmente os milhoes de reais que ja foram investidos venham a valer a pena.
    E que continue a divulgação de sites como esse que promovem o bem estar do meio ambiente e a conscientização das pessoas!

    ResponderExcluir
  4. Pampulha eu já fui, é lindo mas, a poluição não ajuda!!! a População te que se liga pois, culpa disso é nossa que vazemos queimadas, desflorestamento em geral poluição...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br