Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de julho de 2009

PARQUE VÁRZEAS DO TIETE ESTÁ DANDO O QUE FALAR (II)




Caro(a) Jarmuth Andrade
Blog SOS Rios do Brasil

Parque Linear Várzea do Tietê

O Governo do Estado conveniado com oito Prefeituras está iniciando a implantação desse Parque que se situa na sub-bacia do Alto Tietê (a montante da barragem da Penha). Se trata de iniciativa séria, responsável e fundamental para o início de um processo de tratamento dessa importante e estratégica região que desde sempre tem sido ignorada pelas autoridades responsáveis.

É a única sub-bacia da região metropolitana de São Paulo que ainda comporta a implantação de políticas públicas preventivas. O resto é só com medidas corretivas.
São duas as principais preocupações com o desenvolvimento dessa área:

1. Preservação das suas várzeas para impedir a ocupação desordenada como sempre tem ocorrido e permitir que elas exerçam as funções que lhes foram impostas pela natureza: receber o excesso de água na ocasião das cheias (piscinões naturais).
O projeto apresentado atende a essa preocupação porque propõe o uso dessas áreas com atividades conformes, isto é, compatíveis com a sua condição de áreas passíveis de alagamento. Experiências anteriores só proibindo o uso já mostraram a sua ineficácia (veja-se Guarapiranga e Billings).
Certamente não se constitui na solução do problema das enchentes embora represente importante contribuição.
A proposta vai bem além dessa preocupação incluindo um amplo aproveitamento dessas várzeas com atividades de lazer, arte, cultura e esportes, itens fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das populações adjacentes. A zona leste que era a menos atendida com essa infra-estrutura agora certamente será a melhor da região metropolitana.
Em contra partida ficou faltando a inclusão do tratamento dos esgotos. O rio já apresenta altos índices de poluição a partir de Mogi das Cruzes. Com certeza a intensa poluição do rio não é compatível com a exuberância do Parque Linear.

2. Ordenação do uso e ocupação do solo e articulação das políticas púbicas na sub-bacia com dois objetivos: controle de enchentes e proteção dos mananciais. Da mesma forma que o resto da região metropolitana está se urbanizando e forma anárquica e desordenada.
Essa ordenação é absolutamente necessária para evitar a produção de cheias além das previstas não só ao longo do próprio Parque mas também através da barragem da Penha ultrapassando a vazão de 500 m³/s estabelecida como de restrição pelo Plano de Macrodrenagem, vindo a comprometer a capacidade da calha do Tietê à jusante cujas obras de ampliação acabam de ser concluídas.

A mesma ordenação é fundamental para a eficácia da proteção dos reservatórios do SPAT que sem isso poderão vir a se constituir em novas Guarapirangas.
Considerando que o uso e ocupação do solo é uma atribuição municipal, mas levando em conta a importância que assume a sua ordenação, pelas suas conseqüências, o Governo do estado poderia aproveitar o convênio com essas oito Prefeituras para implantar o Parque e tentar liderar um programa nesse sentido, mesmo sem a oficialização da necessária gestão metropolitana. Ressalto que essa providência político-administrativa e institucional não inclui aporte de recursos financeiros.


Julio Cerqueira Cesar Neto
11 36669924 - 11 99137065 - SP

Conheça seu site e vários artigos



Enviado pelo amigo e colaborador: Eng. Julio Cerqueira Cesar Neto (Engenharia Hidráulica, Sanitária e Ambiental - POLI/USP)
PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ - Conheça o Projeto
Dezesseis mil mudas já foram plantadas no Parque Várzeas do Tietê

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

18 comentários:

  1. Moro na várzea do tietê no decorrer de 40 anos. Tempos bons. Havia muitos peixes. Tilápias, traíras,lambaris,bagres etc...Haviam também,as matas nativas, árvores frutíferas e nascentes de águas minerais (ainda há várias nascentes). Enfim com os despejos dos esgotos,moradias irregulares e desmatamento desenfreado, o rio Tietê está quase à morte. Esperamos que com o projeto Parque Várzeas do Tietê algo melhore. Necessitamos de mudas de Árvores nativas e explicações para o plantio.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Moro próximo da várzea do Rio Tiete na zona leste
    de São Paulo, observo o serviço da Guarda Ambiental e acho muito louvavel este trabalho de preocupação com o meio ambiente e com as pessoas que moram em area de manancial.Verifiquei também que eles conversão com os moradores afim de conscientiza-los sobre as poluições causados por esgotos clandestinos,entulhos que é jogado no manancial até carcaça de carro é jogado e demais afins,não podemos esquecer destes GCMs que fazem um grande serviço na varzea do Rio Tiete e demais serviço ambiental











































































    +

    ResponderExcluir
  3. Moro próximo da varzea do tiete, e estou vendo que irei me fuder com esse parque.. pois os irresponsáveis não tem nem o projeto definido deixando todos da região apreensiveis.

    ResponderExcluir
  4. quero saber o que vai acontecer com moradores de areas de mananciaisda varzea do tiete.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Sr(a).
    Sou morador da Zona Leste, a 16 anos e gostaria de uma informação sobre a metragem que atingirá na construção do parque várzea do tietê, pois moro na rua. Simão Rodrigues Moreira.
    Veja o mapa no google, e avalie por gentileza.
    Acessando:

    http://maps.google.com.br/maps?utm_campaign=pt_BR&utm_source=pt_BR-ha-latam-br-bk-gm&utm_medium=ha&utm_term=google%20maps

    Grato desde já pela atenção.
    Ivan

    ResponderExcluir
  6. Gostaria que fosse cobrado multa de quem jogar lixo no corrego lageado que fica na Serra do Grão Mongol,é lamentavél terça feira foi a maior enchente de todos os tempos.Porque o lixo vem de longe.

    ResponderExcluir
  7. Por favor Político que estão no poder façam algo pelo corrego Lajeado que fica na Serra do Grão Mongol, terça feira tivemos a maio enchente de todos os tempos, por favor nos ajude.

    ResponderExcluir
  8. Depois que ocorreu as enchentes no Jardim Romano (ora noticiado pela imprensa de Jd. Pantanal) o governo resolve lançar este parque. Para ser sincero, o governo já queria este parque, mas precisaria de algo que lançasse esta idéia, veio a chuva e com ela alagamentos. O covarde do Kassab queria retirar o povo do Jd. Romano e região, mas nunca deu as caras para bater, esperou alagar para dizer a todos e para a imprensa que o ideal seria remover as famílias daquele local e enviá-los para Itaquaquecetuba (em um local péssimo de tudo) para então começar as demolições. A gora uma pergunta, e o que ocorrerá com as famílias que ficaram nas regiões que foram pouco ou não chegaram a ser afetadas com a enchente? Eles vão remover as famílias pagando míseros R$ 2.000,00? Ou irão tirar a força?

    ResponderExcluir
  9. Em São Miguel Pta. no J.Nair,existe uma área de contenção de aguas(area de APA) que pertence ao Grupo Votorantim,que a Subprefeitura de S.Miguel está auxiliando os invasores a regularizar como loteamento.Obs.Area ao lado da circunvalação,(antigo leito do Rio Tiete)que desagua no Rio Jacú,afluente do tiete.

    ResponderExcluir
  10. Realmente,conforme o ultimo comentario,eu tambem sou morador da região,ésta área em S.Miguel,fica ao lado da Jacú Pessego ,é um piscinão natural que protege a V. União de Vila Nôva e J.Lapenna,circundada pela Ruas Manuel da Paixão e Luis do Couto.Sugestão:No projeto Pque Varzea do Tiete a DERSA deveria endenizar e transformar em Area Verde e preservando o Piscinão Natural,

    ResponderExcluir
  11. Sou morador da rua serra da juruoca no jd.lapenna,são miguel paulista gostaria de saber,se minha rua será utilizada com via parque,já que a area que residimos já pertence ao DAEE,e qual é a localização do nucleo são miguel,no projeto pque.varzea do tiete?

    ResponderExcluir
  12. Caros Internautas,

    Estamos encaminhando as dúvidas levantadas por vocês, bem como as sugestões para o DAEE, solicitando ao setor do Projeto do Parque Linear Várzea do Tietê que possa responder a todos.
    Vamos aguardar as respostas daquele Departamento.

    ResponderExcluir
  13. caro prof.Jarmuth:Tenho acompanhado as noticias do Blog SOS Rios do Brasil,tenho lido os ultimos comentario e concordo com eles;Sou morador do Pque Cruzeiro do Sul alto,da minha casa da para se notar o contraste,de um dos lados da Av.Jacú Pessego um belo Pque Ecologico,que faz parte do projéto varzea do Tiete,do outro lado,um amontoado de habitações totalmente desorganizadas em uma área de APA ,area ésta que funciona como contenção de aguas,evitando enchentes na União de Vila Nôva e J.Lapenna;concordo que o DAEE deveria endenizar os moradoes e a Votorantim,ampliando a proteção do rio e ao mesmo tempo preservando oficialmente o piscinão natural e ampliando a area verde no seu entorno: Veja localizção no mapa google (União de Vila Nõva/Jd.Nair)

    ResponderExcluir
  14. Pois é ... como as autiridades podem deixar uma area de APA estar sendo comercializada assim,já que há um pastor que se diz lider comunitário, e diz ter apoio da sub prefeitura para isso, "lotear" a area cobrando até impostos? è uma vergonha nacional!

    ResponderExcluir
  15. Prof. Jarmuth,as autoridades do meio ambiente,tanto do Estado como do Municipio, deveriam serem alertados ,pelo descaso que a Votorantim manteve para conter a invazão de uma Area de sua propriedede( Area de APA),conforme os ultimos comentarios.Porque não transferir p/ o poder publico;já que esta area pertence a varzea do tiete,separada somente pela ETE S.Miguel.Entrando no Google Earth acompanhe a circunvalação(antigo leito do Rio Tiete,vôce verá o belo reflorestamento proporcionado pela Nitro Quimica,porque não fazer o mesmo nesta Area em questão ?

    ResponderExcluir
  16. .Prpf.Jarmuth:existe uma area de varzea do tiete no Jd.Lapenna,S.Miguel Pta,que pertence ao( DAEE ou SABESP ),que foi ocupada a apoximadamente a dez anos que todo os esgotos são despejados no Rio Tiete através do corrego Lapenna(antigo leito do Rio Tiete) e a 50 mts. da ETE São Miguel area circundada pelas Rua Luis do Couto,Maria Zilio Augusto e Serra do Salitre.Porque não transformar esta área em parque??.Já que o Projeto Pque Varzea do Tiete é encabeçado pelo DAEE e SABESP? queira por favor alertár os secretarios do meio ambiente, tanto do Estado como do Municipio. no aguardo de resposta!!!

    ResponderExcluir
  17. Será que devido as eleições,esqueceram do projeto pque varzea do Tiete?.Já que no Jd. Lapenna S.Miguel Paulista, existe uma area de APA que pertence ao DAEE,esta sendo invadida com o conhecimento do Sub Prefeito de S.Miguel,e nada está fazendo .

    ResponderExcluir
  18. Srs. Dirigentes do Blog S.O.S. Rios do Brasil,está na hora de mudar a chamada deste Blog, enviada pelo anonimo no dia 03 de Agosto de 2009 as 00,13 Hs.Por favor coloque uma chamada ecologica, para este tão valioza Blog. certo de vossa atenção.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br