Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de julho de 2009

SEMA (RS) REGULAMENTA O USO DE POÇOS ARTESIANOS


RS autoriza uso de poços onde existe rede pública
"Não há sentido em utilizar uma água nobre quando não é para o consumo humano. Há uma série de utilizações onde a água bruta é suficiente para atender as demandas de limpeza e higienização. Além da economia para o usuário, iremos evitar o desperdício de água tratada", diz Secretário do Meio Ambiente (RS).

O Governo do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), está regulamentando o uso de poços artesianos em locais abastecidos pela rede pública de água, o que até agora era proibido. A intenção do Governo é evitar o uso de água tratada e fluoretada para atividades que não necessitam deste tratamento, valendo-se da utilização de águas subterrâneas.

A resolução do Conselho de Recursos Hídricos (CRH), estabelecendo as diretrizes e critérios para a regulamentação do uso da água proveniente de poços artesianos foi assinada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e entrou em vigor dia 17/07. A medida quer evitar o desperdício, além de permitir a regularização dos poços já existentes, o que servirá para que o DRH possa fazer um levantamento hídrico.

"Não há sentido em utilizar uma água nobre quando não é para o consumo humano. Há uma série de utilizações onde a água bruta é suficiente para atender as demandas de limpeza e higienização. Além da economia para o usuário, iremos evitar o desperdício de água tratada", destaca Berfran Rosado. As áreas de serviços, indústria e agricultura serão as mais beneficiadas com a adoção da medida.

Nos serviços, os postos de combustíveis, por exemplo, poderão utilizar poços artesianos para a lavagem de veículos, assim como as transportadoras e empresas de ônibus poderão usá-los para a lavagem de suas frotas. As floriculturas estão autorizadas a ter poços artesianos para manter os produtos nas condições adequadas, através da rega, o mesmo ocorrendo com condomínios para a rega dos seus jardins. Nos hospitais uso permitido é abastecer as caldeiras e lavanderias. A resolução também prevê a permissão para abastecer piscinas de uso coletivo e de uso individual.

Na indústria, a permissão será para a lavagem de vasilhames, vidros e equipamentos, enquanto que na agricultura, o uso da água subterrânea abrangerá atividades de cultivo de arroz, feijão, milho, pastagens, soja e outras culturas como hortas e hortaliças de qualquer natureza.

Fonte: Sema-RS/Cecy Oliveira - Revista Digital Aguaonline

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. É uma medida justa para atenuar a obrigatoriedade de contratos leoninos impostos aos cidadãos principalmente das periferias, que já convivem com a ausência do poder público, e agora são obrigados a aderir à um prestação de serviço, por vezes questionável.

    ResponderExcluir
  2. Napoleão Langendorf Leite23 julho, 2009 10:30

    Perguntamos quem vai fiscalizar o uso da água dos poços, assim como a ficalização da bertura dos poços que poderam contaminar os aquíferos.
    Se realmente esses poços serão usados apenas para o uso que determina esta regulamentação ou serão tembém usados para o consumo humano sem nenhum tratamento, como também misturar ás águas tratadas com as águas muitas vezes contaminadas de poços.... muito cuidado

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jarmuth/equipe SOS Rios Br23 julho, 2009 17:29

    Caros Sérgio e Napoleão,

    Consideramos que a medida da SEMA (RS) é interessante e a utilização de água não tratada para usos secundários é uma medida que já é adotada em muitos países.
    Em São Paulo a concessionária chama de Agua de Reuso e vende em caminhões pipas para as empresas a um custo bem reduzido.
    Quanto a fiscalização da abertura dos poços, eregulamentação do consumo só a SEMA poderá nos dizer.
    Sugerimos enviar email para o Secretário:
    Eng. Berfran Rosado (Engenheiro Civil com especialização em Planejamento de Transporte e MBA em Gestão Ambiental)

    R. Carlos Chagas, 55 - Sala 911 - 9º andar

    Fone: 3288-8132/ 3288-8130/ 3288-8131

    Fones: 51. 3288.8132/ 3288.8128

    E-mail: sema@sema.rs.gov.br

    Obrigado pela participação e interessantes comentários.

    ResponderExcluir
  4. Luiza Rigueto - RS26 julho, 2009 23:36

    Se não vai haver cobrança pelo uso da água dos poços artesianos entendo que também não será feita cobrança dos esgotos, como acontece com as águas da concessionária, correto?

    E aí, como fica o desperdício? essa água não poderá fazer falta para nós mesmos em futuro bem próximo?

    Luiza Rigueto - RS

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br