Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de abril de 2010

INVASÃO AO MONUMENTO NATURAL DE CAGARRAS RESULTA EM PRISÃO


Arquipélago das Cagarras foi tombado como Monumento Natural e por isso pesca e extração são proibidos (Foto: Marcus Veras/ GloboEsporte.com/Arquivo)


22/04/2010
Oito pessoas são detidas pela PF por acamparem nas Cagarras


Grupo estaria pescando no local. Conjunto de ilhas foi tombado como monumento natural, o que impede qualquer tipo de extração dos recursos.

Do G1 RJ
imprimir

Um grupo de oito pessoas que estava acampando no arquipélago das Cagarras, na Zona Sul do Rio, foi detido por agentes da Polícia Federal nesta quinta-feira (22).

O grupo estaria pescando em uma das ilhas, o que é proibido, pois o arquipélago é uma unidade de conservação de proteção integral e tombado como monumento natural pelo presidente Lula.

De acordo com o analista ambiental, Rogério Rocco, membro do Instituto Chico Mendes, o grupo estaria acampado em lonas e em sacos de dormir. Ainda não se sabe quando o grupo entrou no arquipélago. Os agentes da Delegacia de Controle Marítimo, órgão da PF, realizam desde o início da tarde uma perícia no local para investigar se houve algum prejuízo ao patrimônio.

Segundo Rocco, caso seja comprovado algum ato ilícito, o grupo pode responder por dano ambiental. O analista ambiental ressalta ainda que a pesca marítima não é proibida no arquipélago das Cagarras. No entanto, a embarcação deve estar a uma distância de dez metros ou mais das ilhas.

“Por ser uma unidade de patrimônio está proibida a extração da fauna e da flora nas ilhas. Mas as embarcações que estiverem distantes de um raio de dez metros podem pescar no mar. Aliás, ali tem uma atividade intensa e muita propícia à atividade”, explicou Rogério Rocco.

O arquipélago das Cagarras é um conjunto de sete ilhas e rochedos, distante a cinco quilômetros do mar de Ipanema, na Zona Sul do Rio. O local é conhecido pela fauna e flora exuberantes, com espécies raras de peixes, aves e plantas.
Font: Portal G1 - Globo.com


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br