Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de janeiro de 2011

APESAR DE TODO O INVESTIMENTO FEITO, A POLUIÇÃO DO RIO TIETÊ AINDA É INTENSA EM SP



Poluição no rio Tietê  - foto: joseluizdaconceicao-ae



Poluição do rio Tietê ainda é intensa em São Paulo


  • 24/01/2011
   
Num trecho longo do rio Tietê, é possível ver que a sujeira fica muito acumulada. A limpeza tem que ser contínua para evitar as inundações, mas é preciso mudar a mentalidade das pessoas.
Os repórteres do Jornal Nacional percorreram, de balsa e pelas marginais, um trecho longo do Rio Tietê, que corta São Paulo e voltou a causar enchentes.
Num dos portos do Rio Tietê, dentro de São Paulo, de onde é possível embarcar para navegar no rio, há uma barcaça. Ela transporta o entulho que é coletado no fundo do rio.
Para vocês terem uma ideia da sujeira hoje acumulada no Rio Tietê, num trecho de 40 quilômetros entre São Paulo e Santana do Parnaiba, que fica na Grande São Paulo, o rio tem hoje dois milhões de metros cúbicos acumulados. Seria o mesmo que 15 mil barcaças cheias de entulho.
A sujeira se acumula no fundo e diminui a calha, o espaço por onde a água passa. Há décadas, máquinas limpam o leito do Tietê. Quer dizer, tentam limpar.
O repórter José Roberto Burnier comenta: a impressão que dá é que vocês tiram, tiram, tiram, mas a chuva traz muito mais do que vocês tiram...
“Eu até entendo essa impressão, mas, na realidade, a gente tem que olhar no conjunto das ações que nos tomamos. É um trabalho continuo, para que a gente consiga diminuir a frequencia e intensidade das inundações”, declara Ricardo Borsari, superintendente do Departamento de Águas e Energia.
Um esforço que também se vê do lado de fora. Nessa época de chuvas, são pelo menos duas turmas de 70 homens.
As equipes de limpeza percorreram três quilômetros e, em um único dia, retiraram cinco caminhões cheios de sujeita, entulho, lixo, e principalmente terra, lama que fica por causa da chuva. Só nesta segunda-feira (24) foram 35 toneladas.
“O povo não tem zelo com as coisas. A gente limpa hoje, amanhã eles sujam de novo. Falta de educação”, reclama o encarregado Joaquim Soares.
Não basta limpar o asfalto. É preciso deixar livres todas as saídas. A repórter Veruska Donato pergunta: Se ficar essa terra, o que acontece?
“Aí, enche de água aqui, a água não desce. Aí entope o lixo aqui, não tem como descer a água”, explica o ajudante de limpeza Francisco Sales.
Em condições normais, o Tietê já recebe muita água. Só na capital, 70 rios e córregos deságuam lá.
Em um trecho dentro da cidade de São Paulo, o Rio Tietê tem, nas duas margens, cerca de 700 pontos de drenagem. A água da chuva, que deve estar trazendo a chuva de alguma região de São Paulo, desemboca no Rio Tietê.
E é assim que o rio enche. Chove em várias regiões, alguns pontos vão levando para o rio, enche o leito rio e, onde a pista é mais baixa, acaba provocando enchentes.
Para jogar menos água no Tietê, a alternativa são os piscinões. Só que o projeto, lançado em 98, previa a construção de 145 piscinões. Até hoje, foram construídos só 34.
“Em termos de volume, é 70% do que tinha previsto. É um volume expressivo. Existem
dificuldades,existem. Áreas para fazer os piscinões, conseguir esses locais. Não é fácil achar”, explica um homem.
Encarar o Tietê do outro lado também não é fácil, principalmente quando o rio e o asfalto viram uma coisa só.
“Muito medo, porque ela sobe de vez, a água. É uma coisa de segundos”, revela o caminhoneiro Marco Antonio da Cruz.

“Faz tempo que eu vejo encher, matando gente. Então, eu acho que não tem mais solução”, afirma uma mulher.
Solução tem , mas não é fácil e custa caro. Novos piscinões e limpeza permanente do Tietê e seus afluentes. Se a cidade cresceu de forma desordenada e ocupou a área de escape do rio, a culpa não é do Tietê. Agora, só nos resta limpar e parar de sujar.
JORNAL NACIONAL 
GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM


LEIA MAIS:

Ao menos 3,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo sem esgoto tratado - Clique

BLOG SOS RIOS DO BRASIL

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br