Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de janeiro de 2011

MORTE DE GOLFINHOS NO LITORAL SUL BRASILEIRO ONDE A FISCALIZAÇÃO É PRECÁRIA



18/01/2011


Morte de golfinhos no sul do Brasil

Por Redação Sea Shepherd Brasil

No dia 11 de janeiro, em Santa Vitória do Palmar, Balneário do Hermenegildo, constatou-se a mortandade de golfinhos da espécie Pontoporia blainvillei, popularmente conhecida como “Toninha”.

Foram avistados 12 indivíduos encalhados, mortos, através de monitoramento realizado pela ONG local Instituto Litoral Sul (instituição parceira do Instituto Sea Shepherd Brasil – ISSB), em um trecho de praia de cerca de 15 Km, sendo, dentre estes, uma fêmea prenhe, que ainda possuía o feto em seu ventre.

O Fato


Nos dias 09 e 10 de janeiro foram avistadas algumas embarcações pesqueiras na região e, logo em seguida, no dia 11, começaram a aparecer os animais na praia.

Na quinta-feira, dia 13, Wendell Estol, biólogo e Diretor Geral do Instituto Sea Shepherd Brasil – ISSB, recebeu a notícia dos encalhes e na sexta-feira, 14, realizou monitoramento e constatou tais fatos.

“Estas ocorrências são comuns no litoral do extremo sul do país, pois as embarcações pesqueiras, de diversos Estados, tem a região como área preferencial de pesca, uma vez que ainda há certa abundância de espécies de pescado com valor comercial.

Além disto, esta é uma área remota, onde a fiscalização, que já é deficitária em áreas mais povoadas, é praticamente inexistente, pois apesar da boa vontade e dedicação dos funcionários, os órgão de fiscalização não estão aparelhados adequadamente para cumprir tal função.

Enquanto o Governo Federal disponibiliza bilhões de reais para financiar o aumento da frota pesqueira do país os investimentos em fiscalização estão cada vez mais pargos”, diz Wendell Estol.

Além de golfinhos é comum nesta época do ano encontrar outros animais marinhos mortos, como tartarugas de várias espécies, e outros mamíferos, como lobos e leões marinhos e até pequenas baleias.


(Envolverde/Sea Shepherd Brasil)


© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br