Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de agosto de 2011

II - SOS PARQUE OLHOS D' ÁGUA - BRASÍLIA

Uma bela manifestação pela preservação das nascentes de Brasília, ameaçadas pela construção de um Centro Comercial


Parque Olhos D’Água: domingo de música, poesia e luta pela preservação

Publicado em
07/08/2011 por Brasília por Chico Sant'Anna

Domingo, 7 de agosto, foi um dia de sol, céu bonito, calor, mas também de luta.
Luta pela preservação do Parque Olhos D’Água, na Asa Norte, ameaçado pela construção de um centro comercial na entrequadra 213-214, justamente onde estão algumas das nascentes que alimenta os olhos d’água do Parque.

Nicolas Berhr: "A luta pelo Parque é Universal, não é só da Asa Norte".
Como salientou o poeta Nicolas Behr, um dos que lutam pela interdição da construção, ‎
"essa luta não é só da Asa Norte, é uma luta planetária. as águas desses olhos d’água vão para o Lago Paranoá, que vai para o rio Bartolomeu, que vai para a Bacia do Rio da Prata, que vai para Buenos Aires e que vai para o oceano”.


O Movimento SOS Parque se mobilizou para realizar um show que contou com a participação de músicos da cidade e poetas. No palco se revezaram artistas e militantes que aproveitaram a mobilização para chamar a atenção a outras áreas do DF, como o Parque Sucupira, ameaçado pela construção de 22 prédios pela construtora Antares, e o Setor Catetinho, que já tem seu loteamento visível no Google map.

Centenas de pessoas compareceram ao Parque

Gisele já é assidua frequentadora do parque e foi à manifestação para assegurar que sua filha Manuela no futuro também possa curtir o parque. Pessoas como Gisele, uma freqüentadora assídua, e Manuela, que ainda não pode desfrutar diretamente as benesses do parque, mas que torce para que ele esteja alvissareiro, quando ela chegar ao mundo.
Todos buscaram se manifestar de alguma forma, seja via abaixo assinado, seja com faixas e adereços. Até a defesa de BeloMonte se fez presente.

Autoridades não se fizeram presente, alguns parlamentares distritais do PT e do PSB se limitaram a colocar faixa de apoio à nossa luta ou a distribuir panfletos, mas colocar a cara mesmo no palanque, não vi ninguém. Mesmo a grande mídia estava timidamente, algumas TVs só mandaram cinegrafistas, nem se dignaram a escalar repórter, salvo a TV Comunitária, que documentou tudo e deve levar ao ar, pelo canal 8 da net, em breve.

Novas etapas de lutas virão. A batalhar é pela desapropriação da área, que foi vendida pela Terracap à iniciativa privada e negociar com a UnB e com as autoridades ambientais e urbanísticas a realocação de três lotes de blocos residenciais na SQN 214, pois eles estão justamente sobre o trajeto utilizado pelas nascentes das águas.

E, para quem não foi e quiser curtir o astral que rolou, e também para quem foi e quer rememorar, vai ai o registro em vídeo feito por Maurício Mello.
VEJA O VÍDEO:






ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. no Planalto Central
    vem mansa
    forte,
    com sotaque e arte
    a manifestação que festeja,
    dança
    celebra a Vida
    peleja
    Que permaneçam os Olhos D'Água !

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br