Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de agosto de 2011

A QUALIDADE DA ÁGUA NO BRASIL - 14 DE AGOSTO - DIA DO COMBATE À POLUIÇÃO

Poluição hídrica (Editorial)
3/8/2011
A qualidade da água volta a ser questionada, no País, em razão dos contrastes existentes pela dimensão de seus recursos hídricos e dos baixos níveis das fontes consideradas potáveis. A Agência Nacional de Águas (ANA) está divulgando uma pesquisa sobre a Conjuntura dos recursos hídricos, na qual reconhece ser o Brasil detentor de 12% da oferta de água do Planeta, restringindo-se, no entanto, a apenas 4% as disponibilidades da água com qualidade considerada ótima.

Embora o governo central venha executando programas com maciços investimentos em saneamento básico, contribuindo dessa forma para combater a poluição das fontes hídricas, metade das cidades brasileiras (ou seja, 2.926 municípios), não dispõe ainda de sistemas de tratamento de esgoto. O ano de 2009 é apontado como ilustrativo do avanço desse setor, por haver registrado inversões da ordem de R$ 21,4 bilhões em saneamento básico e gestão da água, sendo R$ 13,2 bilhões destacados para tratamento de esgoto.

A pesquisa aponta outra realidade: a água de pior qualidade se concentra no entorno das regiões metropolitanas, especialmente de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e cidades de menor porte como Campinas e Juiz de Fora. Entre os rios com água de péssima qualidade, a liderança é do Tietê, que corre dentro da capital de São Paulo; o Iguaçu, no Paraná, que deságua nas famosas cataratas; e o Guandu-Mirim, no Rio de Janeiro.
No território brasileiro, pelo menos, 100 rios encontram-se em situação ruim ou péssima.

O lado bom da questão é que 90% dos rios se encontram em estado satisfatório de qualidade e de disponibilidade. A maior parte dos rios e bacias com problemas de oferta de água se encontra no Nordeste. Para o Ministério do Meio Ambiente, a falta de água em algumas regiões, no futuro, irá provocar impacto na agricultura. O estresse hídrico é consequência do corte da mata ciliar.

Embora não seja citada explicitamente no relatório final da pesquisa da ANA, Fortaleza enquadra-se entre as áreas com seus recursos hídricos poluídos. Dois rios que cortam a cidade, o Cocó e o Maranguapinho, encontram-se afetados pelo lançamento de esgotos "in natura" no seu leito, seja por residências e empreendimentos imobiliários, seja por indústrias descomprometidas com a causa ambiental.

O Rio Maranguapinho tem a perspectiva de ser recuperado, em face de projeto em execução, deslocando os contingentes populacionais fixados às suas margens de forma desordenada, com a urbanização das áreas remanescentes. Esse projeto prevê a construção de barragens para controlar as cheias do rio, o restabelecimento da mata ciliar, a implantação de praças de esportes e de áreas de lazer no seu percurso.

No Rio Cocó, a poluição é visível ao longo de todo o seu curso, agravando-se entre as Avenidas Engenheiro Santana Júnior e Engenheiro Sebastião de Abreu, exatamente onde se localiza o Parque do Cocó. Nele a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) preserva um antigo sistema de abastecimento de água da cidade. A natureza foi pródiga em dotar o País de tanta água; pena que ela não seja bem utilizada.
Diário do Nordeste (CE) - NOTÍCIAS DA ANA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br