Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de dezembro de 2011

BOLETIM DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA NÚMERO 50




Informativo mensal nº 50 - Novembro de 2011
Foto: Autor desconhecido / Banco de Imagens ANA
A Agência Nacional de Águas assinou um acordo de cooperação técnica com outras 12 instituições* para dar início aos trabalhos do programa Produtor de Água na bacia do ribeirão Pipiripau, que engloba parte do Distrito Federal e de Goiás.
Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA
Até as 18h de 16 de dezembro, a Agência Nacional de Águas receberá contribuições e subsídios para a regulamentação do Plano de Segurança de Barragem e da Revisão Periódica de Segurança de Barragem.
Crédito: Raylton Alves/Banco de Imagens ANA
O 19º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos aconteceu entre 27 e novembro e 1º de dezembro, em Maceió (AL), e contou com a presença de representantes de diversas instituições ligadas aos recursos hídricos, entre elas a Agência Nacional de Águas (ANA), como patrocinadora. O Simpósio é realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).
Foto: Flávio Serra / Banco de Imagens ANA
Foi realizada na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, reunião semestral de coordenação entre órgãos técnicos de governo sobre o início do período chuvoso 2011/2012, para avaliação da situação atual dos reservatórios brasileiros e das tendências de cheias para o período, com foco nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Foto: Cláudia Dianni/Banco de Imagens - ANA
Para fomentar a discussão, o intercâmbio de informação, a articulação e a capacitação para a conservação e uso racional dos recursos hídricos, a Agência Nacional de Águas e o Instituto Ethos assinaram um acordo de cooperação técnica no dia 21. O objetivo é desenvolver ferramentas que contribuam com a transição da economia brasileira para um modelo inclusivo, sustentável e responsável.
Durante a Assembleia Geral da Rede Latino Americana de Organismos de Bacia (Relob) realizada em novembro, no Panamá, o Brasil foi escolhido para ser a sede da Secretaria Permanente da Rede, já que nos últimos três anos o País vinha desempenhando a função de Secretaria Técnica, coordenada em 2008, pela Agência Nacional de Águas (ANA). A Assembleia elegeu como presidente a ministra de Meio Ambiente do Panamá, Lucia Chandeck; como vice-presidente o atual presidente, Bejarano  Mendez; e como secretário técnico permanente, Lupercio Ziroldo, presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob). 
Foto: Zig Koch / Banco de fotos ANA
No mês de outubro a ANA concedeu 50 outorgas de direito de uso de recursos hídricos e regularizou 51 usuários. Desse total outorgado, a finalidade que mais recebeu autorização foi a irrigação, que somou 21 das 50 outorgas emitidas pela Agência Nacional de Águas.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br