Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DOCES E SALGADAS

Já nos primeiros séculos o homem têm o habito de jogar seus detritos nos cursos de água, antes da Revolução Industrial tal habito não causava transtornos, pois os rios lagos e oceanos possuem processo de autolimpante e de purificação, no entanto, o volume de detritos jogados nas águas foram crescendo consideravelmente, ultrapassando as capacidade de purificação dos rios, mares e oceanos, que já era limitada, o que parecia um simples hábito tornou-se em grandes problemas à diversas cidades o que prejudicou toda a população. 
Como a modernidade veio tomando rumos ilimitados, o número de detritos também, mas o que fez como que chegasse ao que vemos atualmente e que só tende a piorar, é que a falta de consciência e talvez pouco conhecimento, entre esses detritos estavam lançado nos rios mares e oceanos, elementos não biodegradáveis, isto é, que não se decompõe a partir da natureza ou que podem levar décadas para se decompor. Dito isto, entende-se o porque de tantas elementos que estão acumulados nas águas é gerando danos incalculáveis a boa qualidade da vida em baixo d’água.
As águas doces (rios, etc.) do planeta encontram-se em condições de utilização cada vez mais escassa, em geral por causa da poluição, e diferente do que possa se pensar ela deu inicio já nos primeiros dias da civilização, onde os seres humanos sempre se viram atraídos pelo curso da água. 
Normalmente a poluição dos rios dá-se pela contaminação de lixos orgânicos, incluindo as excreções humanas e dos animais, e resíduos agrícolas resultantes da decomposição das plantas que são lançados diariamente neles, em quantidades consideravelmente elevada. 
Outro fator que desencadeia o aumento da poluição dos rios segue por questões municipais à falta de tratamento adequado à água e principalmente aos esgotos, que trazem doenças gravíssimas, ao serem misturados aos rios.
Considerado como vazadouro natural, os mares ficaram responsável durante milênios por assegurar  os ciclos biológicos em larga medida, a absorção dos dejetos e a purificação das águas, no entanto,  atualmente devido à sociedade industrializada alcançamos um estado de desequilíbrio do meio marinho, e além do mar possuir uma grande capacidade de auto depuração, ele constitui um meio pouco favorável ao desenvolvimento da maioria dos germes patogênicos e com o lançamento incontrolado de águas utilizadas, provenientes de zonas urbanas, e os resíduos industriais, tornaram as águas costeiras num meio propício ao desenvolvimento de microrganismos patogênicos, exemplos de elementos que se manifestam no mar são vindos do produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados como chumbo, zinco, alumínio e mercúrio, entre diversos outros que dificulta o processo primordial para a vida no mar e consequentemente a população que depende dele.
Quanto à poluição dos oceanos são vários os fatores que contribuem negativamente, mas uma das principais preocupações se dá ao petróleo, que vem sendo lançando nas águas em quantidades muitíssimo elevada, é claro que não propositalmente, o que daria em danos na economia do país, mas devido aos navios que por serem em grande números causam acidentes em que ocorre vazamento de toneladas de petróleo, todas na água. Para esclarecer um pouco mais essa grande preocupação, saiba que o petróleo libera nas águas incalculáveis quantidades de hidrocarbonetos, que se oxidam com muita facilidade e liberam altas quantidades de calor.
As principais fontes poluidoras  dos rios, mares e oceanos são:
As águas residuais urbanas, que contêm os resíduos colectivos resultantes da vida quotidiana. O seu volume está em aumento constante, chegando em certas cidades a atingir os 600 litros por habitante e por dia, o que significa cerca de 50 quilos de substâncias secas e sólidas por habitante e por ano;
As águas de origem industrial, que são a principal fonte de poluição das águas dos rios. A maioria das unidades industriais utiliza água em quantidade variável nos diferentes processos de fabrico. Os principais fatores poluentes são o petróleo, o carvão, as indústrias químicas e as que utilizam como matéria-prima a celulose;
poluição de origem agrícola, proveniente essencialmente de certos produtos utilizados na agricultura, como os adubos, inseticidas e dejetos de origem animal.
Pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;
Pelos resíduos nucleares radioativos, depositados no fundo do mar;
Pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras. Fonte: Educação



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br