Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de dezembro de 2011

CEMADEN E ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS - COMEÇA O PLANTÃO DE 24 HORAS

Desmoronamento na serra fluminense - Foto: Valter-Campanato-ABr

Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais começa a operar 24 horas

Publicado em dezembro 19, 2011 por 
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) começa a operar em esquema de plantão (24 horas) a partir deste sábado. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.
O centro está instalado no campus do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em Cachoeira Paulista (SP), e atua, de forma integrada, com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), contribuindo para o aperfeiçoamento de todo o sistema de alerta e prevenção de riscos.
O monitoramento é feito por meio da análise de informações de diversas fontes. Com base em previsões meteorológicas do CPTEC/Inpe, estão sendo integrados ao sistema dados do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), do Ministério da Agricultura, e informações de radares meteorológicos existentes no Brasil (da Aeronáutica e dos estados).
Diante do agravamento dos eventos climáticos em todo o mundo, Mercadante informou que o ministério tem se empenhado para construir um sistema avançado e eficiente de monitoramento de risco e alertas de desastres naturais, a exemplo do que fizeram, neste ano, países como a Índia e a Colômbia. O objetivo é reduzir o número de vítimas humanas decorrentes dos impactos dos desastres naturais no Brasil.
Desde o início da operação, foram contratados cinco especialistas de alto nível e 20 bolsistas em áreas estratégicas. Com o serviço ampliado neste sábado, o grupo passará a atuar com 36 profissionais. Encontra-se em fase final a contratação, através de concurso público simplificado, de 75 técnicos em desastres naturais, geotecnia, hidrologia e meteorologia.
Segundo o ministro, um dos grandes desafios para a operação do sistema é ter o mapeamento geotécnico das regiões de risco, diante da carência de geólogos disponíveis no país para o serviço. A expectativa do governo é mapear 251 cidades, com registros históricos de mortes por deslizamentos e inundações, até 2014. Atualmente 56 municípios estão mapeados nas regiões Sul e Sudeste e 34 no Nordeste (estes entram no sistema a partir de janeiro).
Resultado
Aloizio Mercadante apontou situações em que o sistema mostrou o seu potencial e sua eficácia desde meados deste ano, como em setembro, com alerta para o Vale do Itajaí (SC), e no dia 6 último, quando foi feito um alerta de risco moderado para a Grande Vitória (ES).
Em Santa Catarina, 900 mil pessoas foram atingidas e 200 mil desalojadas, sem registro de mortes diretamente por conta das inundações. “Em 2008, morreram 187 pessoas [em SC]. Não é que nos vamos salvar, nós estamos salvando”, comparou o ministro, elogiando o trabalho da defesa civil local.
Fonte: MCT
EcoDebate, 19/12/2011
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
LEIA MAIS:


Mercadante confessa que Dilma mentiu às vítimas da tragédia na Região Serrana - Clique



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br