Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de março de 2012

MESMO ESTANDO NA MAIOR BACIA HIDROGRÁFICA DO MUNDO POPULAÇÃO DE MANAUS PODE FICAR SEM ÁGUA


Excesso de poços artesianos pode causar exaustão em Manaus


Água do subsolo de parte de Manaus pode 

acabar, aponta estudo

Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) aponta que o mau uso e a falta de normas vão levar os poços artesianos da Zona Leste de Manaus à exaustão. O estudou deixou moradores da capital em alerta.
De acordo com o superintendente do CPRM, Marco Antônio Oliveira, em uma área de 40 quilômetros quadrados, a água que era encontrada a menos de 120 metros de profundidade, agora precisa de perfurações maiores de até 180 metros. Depois dos 200 metros, a água não é mais própria para o consumo porque é muito salgada, diz a pesquisa.
“É maior bacia do mundo no entanto, Manaus é uma cidade é muito grande. A concentração na região Leste também é grande. Se todos tirarem água vai faltar em outros lugares”, disse Oliveira.
Segundo dados da pesquisa, a água para abastecer a maior parte da Zona Leste de Manaus não vem do rio, mas do subsolo. Para a maioria dos 500 mil moradores da Zona Leste, o racionamento é rotina. Eles pegam água em torneiras públicas ou abrem os próprios poços e criam uma espécie de sociedade. Em uma das áreas, o poço é em uma casa e a energia para a bomba, em outra. Desta forma o morador José Camilo e outros 20 vizinhos têm água em casa. “Segunda, terça, quinta e sábado nós pegamos para abastecer as caixas para o resto da semana”, disse José.
Na tentativa de conter o avanço irregular de poços artesianos, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) tenta regularizar os já existentes. Estima-se que no Amazonas existam mais de oito mil poços clandestinos. Cerca de quatro mil deles já foram cadastrados. A empresa Águas do Amazonas, responsável pelo abastecimento na capital, conta com 129 poços em toda a cidade.
Pela Política Nacional de Recursos Hídricos, água é um bem da União e por isso precisa ser controlada. Segundo Antônio Stroski, presidente do Ipaam, a lei federal deve estar regulamentada até o fim do ano e as permissões para uso, mesmo de particulares, serão mais rigorosas, não só na Zona Leste. “Quando as pessoas pagam e reconhecem esse valor, elas passam a zelar mais, fazem economia e usam a racionalidade”, disse. (Fonte: G1)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br