Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de agosto de 2013

A COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ (SANEPAR) FOI NOTIFICADA PELA POLÍCIA AMBIENTAL POR SUSPEITA DE POLUIÇÃO NO RIO TIBAGI




















Polícia Ambiental notifica Sanepar sobre lançamento de esgoto irregular


22/08/2013 - A Polícia Ambiental notificou, na tarde de ontem, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com a principal suspeita de lançamento de esgoto não tratado no Rio Tibagi, próximo ao Aeroporto Santana, em Ponta Grossa. A Estação de Tratamento Santa Bárbara está localizada próximo do rio.

Através de uma denúncia anônima, a equipe da chamada Operação Agosto Seguro esteve ontem no local para averiguar a situação, acompanhada de um técnico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Amostras de água foram coletadas em três pontos da região e serão levadas para análise. O resultado deverá estar pronto de cinco a 10 dias. Na edição de ontem, o DC publicou uma matéria que também relatava o problema.

As pessoas que moram próximo ao rio comentam sobre o forte mau cheiro que toma conta do local. "De três meses pra cá, o mau cheiro só aumenta e fica cada vez mais insuportável. Nós pensávamos que o esgoto poderia estar sendo tratado antes de ser lançado ao rio, mas vejo que não. As pessoas que chegam aqui no aeroporto também reclamam do cheiro que faz todos os dias", diz o morador Elias Vieira.

De acordo com o sargento Jonas Luiz Grossi, um Boletim de Ocorrência (BO) também será feito. "Vamos dar início ao Boletim de Ocorrência e só terminaremos quando sair o laudo final das amostras coletadas. Se for constatado que a água realmente está contaminada, nós vamos encaminhar um ofício para a Promotoria Pública do Meio Ambiente e caberá ao IAP multar a empresa por crime ambiental. Além disso, nós não pegamos nenhuma pessoa lançando o esgoto, apenas encontramos essa água com aparência contaminada no local. O valor da multa varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões dependendo da gravidade do problema", explica.

Segundo Grossi, a água com aparência esbranquiçada e o mau cheiro não significa que o local possa estar contaminado. "Somente a análise poderá detectar se trata mesmo de esgoto. Mas se for mesmo, a empresa responderá por lançamento irregular de influentes líquidos sem tratamento no Rio Tibagi", afirma.

O coordenador industrial da Sanepar, Fabiano Icker Oroski, disse ontem que o esgoto da região recebe todos os tipos de tratamento e que a empresa possui licença ambiental para atuar na região. "Mesmo assim, nós vamos aguardar o resultado das amostras e solucionar qualquer tipo de irregularidade", diz.

Denuncie

As pessoas que quiserem denunciar crimes ambientais podem entrar em contato com os telefones da Polícia Ambiental (42) 3228-1581 e (42) 3225-2757.

Patrulhamento flagra corte de 62 árvores nativas em Ipiranga

Ainda ontem, a Polícia Ambiental flagrou na localidade de Lustosa, em Ipiranga, o corte de 62 árvores nativas, quatro pinheiros - um deles estava em área de preservação permanente - e também o armazenamento de 120 metros cúbicos de lenha. Um Boletim de Ocorrência foi feito e o caso foi encaminhado para o Ministério Público. http://www.pontagrossa.com.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br